O ACESSO E PERMANÊNCIA DE NEGROS NA PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17450Palavras-chave:
Políticas de permanência. Desigualdade Educacional. Inclusão racial.Resumo
Este artigo analisa o acesso e a permanência de indivíduos da pós-graduação na UFPA a nível de mestrado e doutorado acadêmico de ambos os sexos pertencentes ao grupo étnico-racial classificado como negros. Metodologicamente optou-se pela aplicação de um questionário feito pelo Google Forms e depois os resultados foram analisados. Os dados revelam que a trajetória até o ingresso na pós-graduação 40% responderam ser repleta de desafios, mas superados com perseverança. Em relação aos principais desafios que encontram ao longo do caminho da pós-graduação é possível notar que a dificuldade financeira para custear os estudos. Além disso, a insegurança quanto a escolha da carreira acadêmica foi um ponto de destaque pelos entrevistados. É evidente que a falta de orientação e a conciliação com o trabalho e os estudos dizem muito sobre a falta de políticas educacionais que possibilitam a permanência de estudantes. Por tato é fundamental a ampliação de políticas educacionais que possibilitem a permanência de estudantes negros na pós-graduação na UFPA.
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