O ACESSO E PERMANÊNCIA DE NEGROS NA PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS BELÉM

Autores

  • Rafael da Silva Paiva Universidade Federal do Pará
  • José Luis Morais Franco Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17450

Palavras-chave:

Políticas de permanência. Desigualdade Educacional. Inclusão racial.

Resumo

Este artigo analisa o acesso e a permanência de indivíduos da pós-graduação na UFPA a nível de mestrado e doutorado acadêmico de ambos os sexos pertencentes ao grupo étnico-racial classificado como negros. Metodologicamente optou-se pela aplicação de um questionário feito pelo Google Forms e depois os resultados foram analisados. Os dados revelam que a trajetória até o ingresso na pós-graduação 40% responderam ser repleta de desafios, mas superados com perseverança. Em relação aos principais desafios que encontram ao longo do caminho da pós-graduação é possível notar que a dificuldade financeira para custear os estudos. Além disso, a insegurança quanto a escolha da carreira acadêmica foi um ponto de destaque pelos entrevistados. É evidente que a falta de orientação e a conciliação com o trabalho e os estudos dizem muito sobre a falta de políticas educacionais que possibilitam a permanência de estudantes. Por tato é fundamental a ampliação de políticas educacionais que possibilitem a permanência de estudantes negros na pós-graduação na UFPA.

Downloads

Biografia do Autor

Rafael da Silva Paiva, Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2022), especialização em Educação Especial Inclusiva e Libras pela Faculdade Estratego (2023), especializando em Educação para as Relações Étnico-Raciais pelo Instituto Federal do Pará (2023), mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2023). Foi professor no NPE Prepara Vestibulares, onde ministrou disciplinas de Biologia e Química. Foi instrutor de cursos livres na Amazon cursos. Desenvolve pesquisas sobre clima e dinâmica socioambiental na Amazônia, assim como tem interesse em estudos que analisam uso e cobertura do solo. 

José Luis Morais Franco, Instituto Federal do Pará

Licenciado Pleno em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (2009); Graduado em História (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2010). É Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2013). Doutor em Antropologia Social PPGA/UFPA (2018). É professor Efetivo do Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí. Tem interesse nas discussões sobre Arte e Cultura; Direitos Humanos, Ciências da Religião; Religiosidade; Religiões de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras; Movimentos Sociais Rurais e Urbanos; Movimentos LGBTTQIA+; Populações Tradicionais; Povos Indígenas; Fotografias e Poesias. 

Downloads

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Paiva, R. da S., & Franco, J. L. M. (2025). O ACESSO E PERMANÊNCIA DE NEGROS NA PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS BELÉM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1356–1367. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17450