AUTOMAÇÃO DO DIMENSIONAMENTO DE LAJES PRÉ-FABRICADAS TRELIÇADAS BI-APOIADAS

Autores

  • Thiago Daniel dos Santos Lins Universidade Brasil
  • Lucas Tarlau Balieiro Fernandopolis
  • Marcelo Rodrigo de Matos Pedreiro UNESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16836

Palavras-chave:

Lajes. Excel. Programação. Lajes Treliçadas. Engenharia.

Resumo

Esse artigo busco o objetivo desenvolver uma ferramenta automatizada para o dimensionamento de lajes pré-fabricadas treliçadas bi-apoiadas, utilizadas em sistemas estruturais de construção civil. A pesquisa visa aprimorar a precisão e a eficiência no cálculo de dimensionamento, abordando critérios de segurança. Inicialmente, são apresentados conceitos fundamentais sobre lajes treliçadas, incluindo seus aspectos construtivos, comportamentais e normativos, com base nas normas técnicas vigentes. A metodologia envolve a aplicação dos cálculos em uma planilha do excel que integram dados de carregamento e características geométricas, resultando na obtenção dos esforços de momento, deslocamentos e possível área de aço adicional. A ferramenta proposta permitirá ao engenheiro projetista realizar análises rápidas e precisas, minimizando erros humanos e reduzindo o tempo dedicado ao processo de cálculo manual. Como resultado, espera-se uma solução prática que contribua para a produtividade e a assertividade em projetos de estruturas de concreto, com potencial para ser implementada em empresas do setor e em escritórios de engenharia estrutural.

Biografia do Autor

Thiago Daniel dos Santos Lins, Universidade Brasil

Acadêmico de Engenharia Civil, Universidade Brasil - Fernandopolis-SP.

Lucas Tarlau Balieiro, Fernandopolis

Universidade Brasil - Fernandopolis-SP.

Marcelo Rodrigo de Matos Pedreiro, UNESP

Mestrado, FEIS-UNESP - Ilha Solteira-SP.

 

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Lins, T. D. dos S., Balieiro, L. T., & Pedreiro, M. R. de M. (2024). AUTOMAÇÃO DO DIMENSIONAMENTO DE LAJES PRÉ-FABRICADAS TRELIÇADAS BI-APOIADAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5101–5118. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16836