COLETÂNEA ESPECIAL DE ENGENHARIA URBANA

Autores

  • Felipe Facco Mendes Ferreira SENAI/SC
  • Evandro Bezerra Soares SENAI/SC
  • Rafael Cassimiro Barbosa FEITEP
  • Priscila Pasti Barbosa ACV
  • Generoso De Angelis Neto Journal of Urban and Environmental Engineering e Acta Scientiarum
  • José Luiz Miotto Universidade Estadual de Maringá - UEM

Resumo

Frente à quantidade elevada de recursos consumidos e resíduos gerados pela construção civil, tem-se buscado cada vez mais soluções em métodos construtivos que levem em consideração o Tripé da Sustentabilidade – os três aspectos: econômico, social e ambiental – de forma equilibrada. Neste âmbito, para a questão dos edifícios, na última década vem-se buscando novas soluções estruturais em madeira exaltando principalmente seu aspecto sustentável. Para este tipo de construção, os painéis de Cross Laminated Timber (CLT) têm sido empregados em escala crescente. Estes painéis são compostos por camadas de madeira maciça coladas de forma perpendicular entre si. Este estudo é baseado na pesquisa de informação bibliográfica sobre o tema de CLT, traçando, assim, um panorama do seu surgimento e de sua utilização no mundo e abordando o estado em que se encontram as construções de edifícios com seu uso. Como análise do estado da arte, num contexto global do CLT, encontrou-se a Europa como principal potência nas construções com o uso de CLT. Destacaram-se diversas edificações já concluídas com seu uso, tanto no sistema de construção híbrido de madeira com concreto e aço, quanto sistemas exclusivamente feitos em madeira maciça, além de explorar projetos que ainda estão em estudo de edificações altas ou arranha-céus. O perfil sustentável do CLT também foi abordado neste estudo, bem como suas contribuições para o meio ambiente. Em suma, concluiu-se que o CLT se apresenta de fato como uma alternativa extremamente promissora na construção de edificações de múltiplos andares.

Biografia do Autor

Felipe Facco Mendes Ferreira, SENAI/SC

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, com especialização em MBA em Gerenciamento da Produção Industrial e mestrando em Engenharia Urbana na Universidade Estadual de Maringá – UEM. Foi fundador e diretor de Recursos Humanos na Produtec Consultoria Junior, empresa júnior de Engenharia de Produção. Atuou como Diretor de Tecnologia na Project Company, atuando em frentes como o Scientific Team, Project X e Project Robot, com o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, conteúdos e eventos de inovação e ciência. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia da Qualidade, Planejamento Programação e Controle da Produção (PPCP), Engenharia da Sustentabilidade principalmente em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e uso do software SIMAPRO, Engenharia de Processos e Gestão de Projetos, Robótica e Indústria 4.0. Atualmente é professor conteudista do SENAI/SC.

Evandro Bezerra Soares, SENAI/SC

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de Maringá - UEM, com especialização em MBA em Gerenciamento da Produção Industrial e mestrando em Engenharia Urbana na Universidade Estadual de Maringá – UEM.  Atuou como membro fundador e diretor de projetos da PRODUTEC CONSULTORIA JÚNIOR - Empresa Júnior de Engenharia de Produção. Trabalhou na empresa IspShop nas áreas de Gestão de Estoque e Qualidade de Produtos para obtenção e manutenção da certificação ISO 9001. Atualmente é professor conteudista do SENAI/SC, desenvolvendo conteúdo para aprimorar o conhecimento de futuros profissionais.

Rafael Cassimiro Barbosa, FEITEP

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (2013), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho também Universidade Estadual de Maringá (2016) e Mestrado em Engenharia Civil na área de Infraestrutura e Geotecnia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Possui experiência na construção civil na área de execução de obras verticais de múltiplos pavimentos, elaboração de projetos hidrossanitários, PSCIP (Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico) e orçamentos de obras públicas e privadas. Atuou como professor colaborador da Universidade Paranaense (UNIPAR), Centro Universitário Ingá (UNINGÁ) e Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (FEITEP) dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Priscila Pasti Barbosa , ACV

Engenheira de Produção pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Negócios do Vestuário pela Faculdade de Tecnologia do SENAI/SC de Blumenau (2011) e Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012). Professora Assistente do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá desde 2013. Atua na área de Engenharia de Produção, principalmente com os seguintes temas: Sustentabilidade, Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), Processos Produtivos, Gestão de Projeto, Gestão por Processos e Gestão da Qualidade.

Generoso De Angelis Neto, Journal of Urban and Environmental Engineering e Acta Scientiarum

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é Professor Titular em Construção Civil - Gestão de Resíduos da Construção Civil do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá, Membro do Conselho Editorial dos periódicos Journal of Urban and Environmental Engineering e Acta Scientiarum. Atua na área de Engenharia Urbana, principalmente com os seguintes temas: planejamento ambiental de áreas urbanas, gestão de resíduos sólidos e recuperação de áreas urbanas degradadas.

José Luiz Miotto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Foi Coordenador do Colegiado do curso de Engenharia Civil da UEM. Coordenador Adjunto do colegiado do Curso de Engenharia Civil da UEM no período de 01/10/2020 a 30/09/2022. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em estruturas de madeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de estruturas de madeira e de concreto armado, planejamento de obras da construção civil e sustentabilidade das edificações. Premiado com o Husband Prize pela publicação de artigo científico no journal The Structural Engineer, concedido pela The Institution of Structural Engineers, Londres, em 2010. Autor do livro "SUSTENTABILIDADE NAS EDIFICAÇÕES: Um guia de boas práticas para o projeto, produção e uso dos edifícios ecoeficientes", publicado em 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-17

Como Citar

Ferreira, F. F. M. ., Soares, E. B. ., Barbosa, R. C. ., Barbosa , P. P. ., Angelis Neto, G. D. ., & Miotto, J. L. . (2022). COLETÂNEA ESPECIAL DE ENGENHARIA URBANA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 08–82. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/3729

Edição

Seção

E-books

Categorias