A PROTEÇÃO DE DIREITO A IMAGEM E O DIREITO AO ESQUECIMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL

Autores

  • Ana Vitória Carvalho Barros UNIRG
  • Fernando Palma Pimenta Furlan UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16657

Palavras-chave:

Direito à imagem. Direito ao esquecimento. Privacidade. Era digital. Proteção jurídica.

Resumo

O artigo aborda os conceitos fundamentais do direito à imagem e do direito ao esquecimento, destacando sua importância na proteção da privacidade e da dignidade das pessoas. Explora-se a evolução desses direitos no contexto da era digital, onde a disseminação e o armazenamento de informações tornaram-se ubíquos. Ambos os direitos têm sido objeto de discussões e casos judiciais, especialmente no contexto da era digital, onde o armazenamento e a disseminação de informações são mais difundidos e persistentes. São discutidos na presente pesquisa o posicionamento do ordenamento jurídico brasileiro e precedentes que ilustram os desafios enfrentados na aplicação desses direitos, especialmente diante das novas tecnologias e das redes sociais. Além disso, são apresentadas reflexões sobre as lacunas legais e as possíveis soluções para garantir uma proteção eficaz dos direitos individuais em um mundo digitalmente conectado.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Vitória Carvalho Barros, UNIRG

Bacharelando em direito pela Universidade De Gurupi/ UNIRG.

Fernando Palma Pimenta Furlan, UNIRG

Professor de direito, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi - TO (1998), Mestrado em direito na era digital pela UNIVEM - Centro Universitário Eurípedes de Marília. Pós-graduação em supervisão e orientação educacional pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns – GO.  Pós-Graduação em direito civil e processo civil pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá. 

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Barros, A. V. C., & Furlan, F. P. P. (2024). A PROTEÇÃO DE DIREITO A IMAGEM E O DIREITO AO ESQUECIMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2319–2332. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16657