A PROTEÇÃO DE DIREITO A IMAGEM E O DIREITO AO ESQUECIMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL

Autores/as

  • Ana Vitória Carvalho Barros UNIRG
  • Fernando Palma Pimenta Furlan UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16657

Palabras clave:

Direito à imagem. Direito ao esquecimento. Privacidade. Era digital. Proteção jurídica.

Resumen

O artigo aborda os conceitos fundamentais do direito à imagem e do direito ao esquecimento, destacando sua importância na proteção da privacidade e da dignidade das pessoas. Explora-se a evolução desses direitos no contexto da era digital, onde a disseminação e o armazenamento de informações tornaram-se ubíquos. Ambos os direitos têm sido objeto de discussões e casos judiciais, especialmente no contexto da era digital, onde o armazenamento e a disseminação de informações são mais difundidos e persistentes. São discutidos na presente pesquisa o posicionamento do ordenamento jurídico brasileiro e precedentes que ilustram os desafios enfrentados na aplicação desses direitos, especialmente diante das novas tecnologias e das redes sociais. Além disso, são apresentadas reflexões sobre as lacunas legais e as possíveis soluções para garantir uma proteção eficaz dos direitos individuais em um mundo digitalmente conectado.

Biografía del autor/a

Ana Vitória Carvalho Barros, UNIRG

Bacharelando em direito pela Universidade De Gurupi/ UNIRG.

Fernando Palma Pimenta Furlan, UNIRG

Professor de direito, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi - TO (1998), Mestrado em direito na era digital pela UNIVEM - Centro Universitário Eurípedes de Marília. Pós-graduação em supervisão e orientação educacional pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns – GO.  Pós-Graduação em direito civil e processo civil pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá. 

Publicado

2024-11-11

Cómo citar

Barros, A. V. C., & Furlan, F. P. P. (2024). A PROTEÇÃO DE DIREITO A IMAGEM E O DIREITO AO ESQUECIMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2319–2332. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16657