ASPECTOS DA INTERFACE HOMEM-MÁQUINA (IHM): PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS E TECNICAS UTILIZADAS PARA DOMINAR E CONTROLAR AS AÇÕES DO USUÁRIO DURANTE A NAVEGAÇÃO ONLINE

Autores

  • José Ronaldo Trajano Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15635

Palavras-chave:

Interface homem-máquina. Navegação online. Domínio. Controle. Plataformas digitais.

Resumo

A discussão entorno das questões estruturantes da interface homem-máquina é inovadora, com isso o presente artigo trata de fazer emergir conhecimentos sobre como acontece o domínio dos usuários da navegação on-line, para que docentes e discentes possam compreender as nuances do funcionamento das plataformas digitais, em vista de uma utilização adequada que seja possível potenciar processos educativos. Através de um estudo exploratório sobre a temática, objetivou-se propor conteúdos sobre o controle mediante o uso de apps.

Biografia do Autor

José Ronaldo Trajano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Engenharia Nuclear (Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE), Especialização em Docência do Ensino Superior (Universidade Candido Mendes), Engenheiro Elétrico e de Computação (Universidade Estácio de Sá), Licenciado em Informática (Universidade Candido Mendes), professor de Informática (FAETEC-RJ), professor de Matemática Aplicada e Estatística (SEEDUC-RJ).

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Trajano, J. R., & Pinho, A. M. (2024). ASPECTOS DA INTERFACE HOMEM-MÁQUINA (IHM): PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS E TECNICAS UTILIZADAS PARA DOMINAR E CONTROLAR AS AÇÕES DO USUÁRIO DURANTE A NAVEGAÇÃO ONLINE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1655–1671. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15635