INTERDISCIPLINARIDADE E CONEXÃO DOS SABERES NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • José Wilton de Menezes Alves Veni Creator Christian University
  • Flávia Josefa Alves Ferreira Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15536

Palavras-chave:

Educação. Ensino-aprendizagem. Currículo. Protagonismo discente.

Resumo

A abordagem de múltiplas disciplinas conectadas através da integração do conhecimento, gera no indivíduo uma visão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem e, ao mesmo tempo, nos lança um desafio em busca do novo. Este artigo tem por objetivo discutir aspectos ligados à interdisciplinaridade como prática pedagógica, considerando a necessidade de promover a adoção de métodos capazes de despertar no educando a criticidade e a responsabilidade com a conexão dos saberes. Refere-se a uma pesquisa exploratória descritiva tendo como fonte de dados uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema. O artigo conclui com a reflexão sobre os benefícios trazidos ao educando por meio da visão de mundo gerada e permitida para além da sala de aula, nos propondo o desenvolvimento do indivíduo como ser pensante, social e apto a tornar-se um profissional autônomo e construtor do saber.

Biografia do Autor

José Wilton de Menezes Alves, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Flávia Josefa Alves Ferreira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Professora da Pós-Graduação.  Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação pela Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Alves, J. W. de M., Ferreira, F. J. A., & Santos, M. P. M. dos. (2024). INTERDISCIPLINARIDADE E CONEXÃO DOS SABERES NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 552–564. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15536