O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NA DINÂMICA DA SALA DE AULA

Autores

  • Luciana Marinho Soares Gonçalves Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alberto da Silva Franqueira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Fernanda Azevedo Pupim Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José
  • Glaya da Costa Lucens UNAMA
  • Marcia Santos Freitas Leboreiro UCAM
  • Rosiany Aguiar Coswosck Sossai Universidade Federal do Espírito Santo
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15500

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais. Cultura digital. Sala de aula invertida. Aprendizagem colaborativa. Mapas conceituais.

Resumo

Este estudo analisa a integração de tecnologias no contexto educacional, com um enfoque nos aspectos tecnológicos e pedagógicos necessários para alinhar a educação com a cultura digital do século XXI. O objetivo principal foi examinar como os princípios tecnológicos e pedagógicos podem ser aplicados de maneira eficaz na sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizagem adaptado às demandas contemporâneas. A metodologia empregada consiste em uma revisão bibliográfica que aborda temas centrais como mapas conceituais, lógica de programação, aprendizagem colaborativa e a metodologia de sala de aula invertida. Os resultados indicam que a adoção dessas tecnologias pode transformar o processo de ensino, tornando-o personalizado. Os mapas conceituais, por exemplo, auxiliam na organização e visualização das inter-relações entre diferentes tópicos, enquanto a lógica de programação desenvolve habilidades cognitivas importantes para a resolução de problemas complexos. A aprendizagem colaborativa, mediada por tecnologias, potencializa a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades sociais. Já a metodologia de sala de aula invertida permite uma utilização do tempo em sala, focando na aplicação prática do conhecimento. Além de enriquecer o processo educativo, o estudo ressalta a importância da formação contínua dos professores para a implementação bem-sucedida dessas tecnologias. Também se destaca a necessidade de pesquisas futuras que explorem o impacto dessas ferramentas em diferentes contextos educacionais e populações estudantis. Em suma, a integração de tecnologias na sala de aula, quando bem planejada e alinhada aos objetivos pedagógicos, pode contribuir para uma educação relevante para os desafios do século XXI.

Biografia do Autor

Luciana Marinho Soares Gonçalves, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguay.

Alberto da Silva Franqueira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguay.

Fernanda Azevedo Pupim, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José

Graduada em Ciências Sociais. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Itapemirim – ES.

Glaya da Costa Lucens, UNAMA

Especialista em Língua Portuguesa e Análise Literária.Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém-PA.

Marcia Santos Freitas Leboreiro, UCAM

Especialista em Atendimento Educação Especial. Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro – RJ.

Rosiany Aguiar Coswosck Sossai, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguay.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Gonçalves, L. M. S., Franqueira, A. da S., Pupim, F. A., Lucens, G. da C., Leboreiro, M. S. F., Sossai, R. A. C., & Santos, S. M. A. V. (2024). O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NA DINÂMICA DA SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3889–3894. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15500