RELAÇÕES FAMILIARES, ALIENAÇÃO PARENTAL E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Aline Pereira Sampaio Canuto Veni Creator Christian University
  • Carinne Alves de Barros Veni Creator Crhystian University
  • Suenya Talita de Almeida Veni Creator Crhystian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14849

Palavras-chave:

Relações familiares. Alienação Parental. Legislação. Criança. Práticas Multidisciplinares.

Resumo

A Instituição Família sofreu e vêm sofrendo importantes transformações no decorrer dos últimos anos. Essas mudanças passaram por momentos históricos significativos que, de forma direta, contribuíram para melhor se entender o atual cenário da família brasileira, seu conceito e suas funções. Esse trabalho investigou de que forma a prática da alienação parental de crianças e adolescentes é entendida e praticada nas relações familiares. Foram abordadas as transformações sociais e a ausência de normas que alcancem todos os importantes aspectos da Alienação Parental, o poder exercido pelo genitor alienante, que é capaz de transformar o pensar da criança alienada, bem como as possíveis medidas coercitivas que podem ser tomadas, a fim de contribuir para inibir essa prática. Verificou-se que a adoção de ações multidisciplinares pelo poder público são importantes instrumentos coibentes da prática da alienação parental. O objetivo que aqui se apresenta foi o de estudar a alienação parental e as novas relações familiares, por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema, com a inclusão de artigos científicos publicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Pereira Sampaio Canuto, Veni Creator Christian University

Bacharel em Direito formada em 2005 pela Faculdade Integrada do Recife – FIR. Bacharel em Turismo formada em 1999 pela Universidade Católica de Pernambuco e atualmente cursando o Mestrado em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Crhystian University. Técnica Judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJE, lotada no Gabinete do Desembargador Erik de Sousa Dantas Simões.

Carinne Alves de Barros, Veni Creator Crhystian University

Assistente Social formada em 2002 pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pós-graduada em Intervenções Psicossociais no Âmbito Jurídico em 2011 pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE e atualmente cursando o Mestrado em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Crhystian University. Há 17 anos, atua em equipe interprofissional de assessoramento à Justiça da Infância e da Juventude, na 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE. 

Suenya Talita de Almeida , Veni Creator Crhystian University

Orientadora. graduação em Bacharelado Em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2007), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, e professora e coordenadora de monografia - Focca - Faculdade de Olinda. Tem experiência na área de Direito, com ênfase e atuando principalmente com as seguintes disciplinas: teoria geral do direito, hermenêutica e argumentação. Direito do trabalho, Direito Empresarial, Processo Civil e Trabalhos de Conclusão de curso.

Downloads

Publicado

2024-07-06

Como Citar

Canuto, A. P. S., Barros, C. A. de, & Almeida , S. T. de. (2024). RELAÇÕES FAMILIARES, ALIENAÇÃO PARENTAL E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1130–1141. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14849