OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO REMOTA E A INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO PROFISSIONAL

Autores

  • Maria Célia Alves de Oliveira Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14829

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Entrevistas. Ferramentas tecnológicas. Desafios. Cotidiano profissional.

Resumo

A educação remota, impulsionada pela pandemia da COVID-19, transformou profundamente o cenário educacional. Este estudo analisa os desafios enfrentados pelos professores nesse contexto, bem como a integração da tecnologia em suas práticas profissionais. Por meio de entrevistas com duas professoras de diferentes áreas e séries de ensino, são exploradas questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias, com respaldo de alguns teóricos que contemplam a temática em questão. Destacamos a relevância do professor no difícil papel de incentivar a autonomia intelectual do aluno na contemporaneidade de maneira pedagogicamente eficaz. No entanto, para isso, é essencial enfrentar os desafios, relacionados à carência no investimento em capacitação contínua dos professores e ao investimento nas escolas para acompanhar os avanços tecnológicos e direcionar o aluno ao uso equilibrado das ferramentas tecnológicas no processo pedagógico. Este estudo contribui para a compreensão das complexidades da educação remota e a inclusão da tecnologia no cotidiano profissional, oferecendo percepções sobre como os professores vivenciam isso, na prática.

Biografia do Autor

Maria Célia Alves de Oliveira, Veni Creator Christian University

Mestranda em educação, Veni Creator Christian University. Graduada em História pela FIP.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Orientadora do mestrado em educação, Veni Creator Christian University. Doutora em Geografia pela UFPE. 

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Oliveira, M. C. A. de, & Santos, M. P. M. dos. (2024). OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO REMOTA E A INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1170–1181. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14829