EVASÃO ESCOLAR E GÊNERO NO SUL DO TOCANTINS: OS CONTEXTOS DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ederson dos Reis Soares UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14796

Palavras-chave:

Evasão Escolar. Bulliyng. Preconceito. Comunidade LGBTQIAPN+.

Resumo

O texto teve como propósito principal a análise dos aspectos intrínsecos e extrínsecos que leva a evasão escolar da comunidade LGBTQIAPN+ no universo escolar da Rede Pública de Ensino do Estado do Tocantins. O Bulliyng é destacado como a principal causa de tal problematização e o seu combate é o que se espera para a diminuição de tais ações que se tornou crimes tipificado no Código Penal Brasileiro. O objetivo principal deste estudo foi realizar uma reflexão acerca do que leva as práticas de evasão bem como quais políticas as escolas têm adotada para evitá-las. Assim, a pesquisa foi conduzida utilizando o método hipotético-dedutivo, partindo de uma ideia ampla para chegar a uma conclusão específica. Portanto, conclui-se que grande parte do alto índice de evasão escolar da comunidade LGBTQIAPN+ ocorre graças a falta de política de prevenção ao bulliyng dentro das escolas.

Biografia do Autor

Ederson dos Reis Soares, UNIRG

Licenciado em Letras, Pedagogia e Bacharel em Direito pela UNIRG. Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins.

Downloads

Publicado

2024-07-03

Como Citar

Soares, E. dos R. (2024). EVASÃO ESCOLAR E GÊNERO NO SUL DO TOCANTINS: OS CONTEXTOS DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 669–676. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14796