A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DA AUTOIMAGEM FEMININA: UM OLHAR PSICANALÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20501Palavras-chave:
Mídias sociais. Autoimagem. Psicologia. Mulheres.Resumo
As mídias sociais estão crescendo cada dia mais, destacando-se entre elas as redes sociais. Estas são definidas como sites e aplicativos que possibilitam a interação entre pessoas de diversas faixas etárias/localidades, permitindo assim a disseminação de informações, divulgação de produtos, serviços e a influência de ações. Diante desse cenário, esse estudo teve como objetivo analisar o impacto das redes sociais na autoimagem das mulheres sob um olhar psicanalítico. Na metodologia, baseou-se em uma revisão integrativa da literatura, com fundamento em artigos científicos e doutrinas. A coleta de dados realizou-se por meio de banco de dados tais como Scielo, PubMed, LILACS, Google Acadêmico, dentre outros, no período de 2019 a 2024. Nos resultados, constatou-se que as mulheres são as que mais sofrem com insatisfação da imagem, em virtude da cobrança social e da intensa influência da mídia. As redes sociais são altamente perigosas para as mulheres, porque as colocam em um padrão quase que único e que não corresponde, na maioria das vezes, a realidade da mulher. A busca pela aceitação a padrões impostos pela ditadura social ainda é o que mais influencia esta incansável tentativa de querer parecer ser o que não se é, buscando sempre a aceitação através dos likes. Os aspectos econômicos, estéticos, sociais e culturais, ditam à luz da sociedade, estilos e padrões a serem seguidos e com isso, o poder da autoimagem que se pretende lançar ao outro torna-se um desiquilíbrio. O psicanalista ao lidar com essa demanda em específico, deve ter um olhar crítico e sensível que consiga orientar, acompanhar e tratar esses transtornos de distorção de autoimagem, com intuito de ajudá-las a lidarem melhor com suas emoções. Esta pesquisa possui o entendimento de que é preciso que haja um equilíbrio no uso das redes sociais, não no sentido de abandoná-las, mas de cautela, de olhar essas redes como forma de informação e não de instrução de comportamento e imagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY