REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE QUALIDADE NA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Gilvana Nascimento Rodrigues Cantanhêde Universidade Federal do Maranhão – UFMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14791

Palavras-chave:

Qualidade. Educação. Inclusão. Deficiência.

Resumo

O termo qualidade é constantemente utilizado em todas as áreas de conhecimento e, frequentemente, está atrelado a excelência. Neste trabalho buscou-se refletir sobre o termo qualidade voltado tanto a educação de modo geral, quanto especificamente, a inclusão escolar. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico além de buscar nas bases da scielo sobre os trabalhos que mencionasse o termo qualidade, depois acrescentou-se ao termo a palavra educação, ou seja, qualidade na educação e por fim qualidade, inclusão e deficiência. No primeiro momento foi possível verificar que de forma geral, o termo qualidade foi encontrado em 28.865 trabalhos, porém, quando se pesquisou por qualidade na educação o número cai para 2.338 trabalhos, e finalmente, ao pesquisar por qualidade, educação, inclusão e deficiência os trabalhos se resumiram a 14 artigos. De fato, é comumente utilizado o termo qualidade em diversos trabalhos científicos, no entanto, poucos trabalhos se apropriam do significado da palavra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvana Nascimento Rodrigues Cantanhêde, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Mestra em Educação pela UFMA. Professora no Ensino Superior – UFMA/CCSB.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

Cantanhêde, G. N. R. (2024). REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE QUALIDADE NA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 457–465. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14791