REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE QUALIDADE NA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Gilvana Nascimento Rodrigues Cantanhêde Universidade Federal do Maranhão – UFMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14791

Palavras-chave:

Qualidade. Educação. Inclusão. Deficiência.

Resumo

O termo qualidade é constantemente utilizado em todas as áreas de conhecimento e, frequentemente, está atrelado a excelência. Neste trabalho buscou-se refletir sobre o termo qualidade voltado tanto a educação de modo geral, quanto especificamente, a inclusão escolar. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico além de buscar nas bases da scielo sobre os trabalhos que mencionasse o termo qualidade, depois acrescentou-se ao termo a palavra educação, ou seja, qualidade na educação e por fim qualidade, inclusão e deficiência. No primeiro momento foi possível verificar que de forma geral, o termo qualidade foi encontrado em 28.865 trabalhos, porém, quando se pesquisou por qualidade na educação o número cai para 2.338 trabalhos, e finalmente, ao pesquisar por qualidade, educação, inclusão e deficiência os trabalhos se resumiram a 14 artigos. De fato, é comumente utilizado o termo qualidade em diversos trabalhos científicos, no entanto, poucos trabalhos se apropriam do significado da palavra.

Biografia do Autor

Gilvana Nascimento Rodrigues Cantanhêde, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Mestra em Educação pela UFMA. Professora no Ensino Superior – UFMA/CCSB.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

Cantanhêde, G. N. R. (2024). REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE QUALIDADE NA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 457–465. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14791