EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Palavras-chave:
Inclusão. Educação. Ensino. Aprendizagem.Resumo
Esse artigo buscou abordar os aspectos atinentes a educação especial na perspectiva da inclusão. Quanto a metodologia empregada para o embasamento do estudo, empregou-se revisão bibliográfica, método dedutivo, do tipo qualitativa, utilizou-se como materiais: livros, artigos e revistas, bem como, bancos de dados virtuais, dentre os quais: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Os principais resultados encontrados apontam que nas últimas épocas, têm sido realizados diversos estudos no campo da educação, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem das pessoas com deficiência, contudo, os avanços nesse setor ainda são limitados. Conclui-se, que a Política de Educação Especial tem passado por importantes mudanças no decorrer dos anos, especialmente devido a novas leis, essas transformações tem possibilitado avanços relevantes na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns. Diante do exposto, ao entender que a escola representa um ambiente de convivência, saber e educação, suas portas precisam estar receptivas à variedade, ao diálogo, à troca de ideias e à disponibilização de chances equitativas para o desenvolvimento pleno das capacidades humanas. Dentro desse ambiente, os valores de igualdade e justiça coexistem e se concretizam quando a diversidade é respeitada por todos na prática da vida em comunidade.
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