EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Autores

  • Rosana Erenice Xavier da Silva Lucas Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Inclusão. Educação. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Esse artigo buscou abordar os aspectos atinentes a educação especial na perspectiva da inclusão. Quanto a metodologia empregada para o embasamento do estudo, empregou-se revisão bibliográfica, método dedutivo, do tipo qualitativa, utilizou-se como materiais: livros, artigos e revistas, bem como, bancos de dados virtuais, dentre os quais: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Os principais resultados encontrados apontam que nas últimas épocas, têm sido realizados diversos estudos no campo da educação, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem das pessoas com deficiência, contudo, os avanços nesse setor ainda são limitados. Conclui-se, que a Política de Educação Especial tem passado por importantes mudanças no decorrer dos anos, especialmente devido a novas leis, essas transformações tem possibilitado avanços relevantes na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns. Diante do exposto, ao entender que a escola representa um ambiente de convivência, saber e educação, suas portas precisam estar receptivas à variedade, ao diálogo, à troca de ideias e à disponibilização de chances equitativas para o desenvolvimento pleno das capacidades humanas. Dentro desse ambiente, os valores de igualdade e justiça coexistem e se concretizam quando a diversidade é respeitada por todos na prática da vida em comunidade.

Biografia do Autor

Rosana Erenice Xavier da Silva Lucas, Universidade Federal de Rondônia

Licenciada em Pedagogia pela UNIR-Universidade Federal de Rondônia. Pós-graduada em Gestão Supervisão e Orientação Escolar pela AJES- Faculdade de Juína - MT. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Afirmativo – MT. Mestre em Ciência da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras- UNINTER.Ciudad Del Est, Departamento de Alto Paraná-Paraguai. Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción. UAA. Atuando na docência no Ensino Fundamental a 31 anos. Experiência no Ensino Superior da Faculdades Integradas de Ariquemes- FIAR. Experiência nas áreas de recursos humanos, Almoxarifado, também em Patrimônio pela na prefeitura do município de Corumbiara – RO. Trabalhou como Gerente de Projetos e Programas na Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes- RO, de janeiro de 2021 a dezembro de 2023. Atualmente Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pingo de Gente - Ariquemes-RO.Autora do livro teórico: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PERFIL PARA DOCENTES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2017). Co-autora  do livro teórico: Tecendo Saberes em Educação: Uma Reflexão para Novas Abordagens Educativas. (2016). Co-autora do Livro Didático: ARIQUEMES: Cidade da Gente. (2024).

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

Lucas, R. E. X. da S. (2024). EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2117–2133. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/14524