EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Autores

  • Rosana Erenice Xavier da Silva Lucas Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Inclusão. Educação. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Esse artigo buscou abordar os aspectos atinentes a educação especial na perspectiva da inclusão. Quanto a metodologia empregada para o embasamento do estudo, empregou-se revisão bibliográfica, método dedutivo, do tipo qualitativa, utilizou-se como materiais: livros, artigos e revistas, bem como, bancos de dados virtuais, dentre os quais: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Os principais resultados encontrados apontam que nas últimas épocas, têm sido realizados diversos estudos no campo da educação, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem das pessoas com deficiência, contudo, os avanços nesse setor ainda são limitados. Conclui-se, que a Política de Educação Especial tem passado por importantes mudanças no decorrer dos anos, especialmente devido a novas leis, essas transformações tem possibilitado avanços relevantes na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns. Diante do exposto, ao entender que a escola representa um ambiente de convivência, saber e educação, suas portas precisam estar receptivas à variedade, ao diálogo, à troca de ideias e à disponibilização de chances equitativas para o desenvolvimento pleno das capacidades humanas. Dentro desse ambiente, os valores de igualdade e justiça coexistem e se concretizam quando a diversidade é respeitada por todos na prática da vida em comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Erenice Xavier da Silva Lucas, Universidade Federal de Rondônia

Licenciada em Pedagogia pela UNIR-Universidade Federal de Rondônia. Pós-graduada em Gestão Supervisão e Orientação Escolar pela AJES- Faculdade de Juína - MT. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Afirmativo – MT. Mestre em Ciência da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras- UNINTER.Ciudad Del Est, Departamento de Alto Paraná-Paraguai. Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción. UAA. Atuando na docência no Ensino Fundamental a 31 anos. Experiência no Ensino Superior da Faculdades Integradas de Ariquemes- FIAR. Experiência nas áreas de recursos humanos, Almoxarifado, também em Patrimônio pela na prefeitura do município de Corumbiara – RO. Trabalhou como Gerente de Projetos e Programas na Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes- RO, de janeiro de 2021 a dezembro de 2023. Atualmente Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pingo de Gente - Ariquemes-RO.Autora do livro teórico: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PERFIL PARA DOCENTES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2017). Co-autora  do livro teórico: Tecendo Saberes em Educação: Uma Reflexão para Novas Abordagens Educativas. (2016). Co-autora do Livro Didático: ARIQUEMES: Cidade da Gente. (2024).

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

Lucas, R. E. X. da S. (2024). EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2117–2133. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/14524