DIFICULDADES DO ATENDIMENTO ENDODÔNTICO NO SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Larissa Souto Velloso Kruschewsky Faculdade de Ilhéus
  • Danielle Cardoso Albuquerque Maia Freire Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14445

Palavras-chave:

Saúde Pública. Dificuldades. Endodontia. SUS.

Resumo

O sistema único de saúde (SUS) foi criado para garantir o acesso universal ao sistema público de saúde proporcionando uma atenção ampla a saúde indo além dos cuidados assistenciais, portando é um direito de todos os brasileiros em todas os estágios de vida. O programa Brasil sorridente se destina aos cuidados odontológicos dentro dos SUS. Ainda que destinado a  ações de prevenção e tratamentos básicoS, são também incluídos neste programa especialidades odontológicas como a endodontia .No Brasil, o setor de odontologia frente ao atendimento endodôntico evoluiu bastante nas últimas décadas, mas as inovações ficaram mais concentradas em exames e tratamentos para os pacientes, a tecnologia na odontologia está transformando a realidade dos consultórios e do trabalho dos dentistas, mas lamentavelmente decorrem problemas que dificultam esse atendimento nos três níveis de atenção à saúde. logo se faz necessário análise das dificuldades do atendimento endodôntico no SUS – sistema único de saúde. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi averiguar e compreender a dificuldades do atendimento endodôntico no SUS. Para tanto, esta pesquisa revisou a bibliografia dos últimos 20 anos utilizando, artigos, dissertações, monografias e teses, publicadas nos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Google Acadêmico no Portal SCIELO (Scientific Eletronic Library Online e no Pubmed. Pode-se concluir com esta revisão que o SUS é um programa de saúde extremamente necessário para a população menos favorecida do nosso país, que o mesmo ainda algumas deficiências principalmente nos atendimentos especializados onde grande parcela da população ainda não consegue atendimento endodôntico de qualidade.

Biografia do Autor

Larissa Souto Velloso Kruschewsky, Faculdade de Ilhéus

Graduanda em Odontologia da Faculdade de Ilhéus (CESUPI) 

Danielle Cardoso Albuquerque Maia Freire, Faculdade de Ilhéus

Dentista formada em 2004, Especialista em Endodontia, Mestre em Endodontia, Professora do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus (CESUPI), Professora dos cursos de atualização e especialização do Instituto Excellence e Doutoranda em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (UESC). Atendimento em consultório Maia Odontologia Especializada, Atendimento odontológico domiciliar (Home Care Odonto Bahia) 

Downloads

Publicado

2024-06-07

Como Citar

Kruschewsky, L. S. V., & Freire, D. C. A. M. (2024). DIFICULDADES DO ATENDIMENTO ENDODÔNTICO NO SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 1245–1255. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14445

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.