ACESSO ENDODÔNTICO MINIMAMENTE INVASIVO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Anny Caroline Silva Rosa Faculdade de Ilhéus-CESUPI
  • Danielle Cardoso Albuquerque Maia Freire Faculdade de Ilhéus-CESUPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14345

Palavras-chave:

Endodontia. Acesso minimamente invasivo. Acesso endodôntico. Tipos de acesso. Acesso tradicional. Acesso conservador.

Resumo

Para se realizar o tratamento endodôntico é necessário o acesso aos canais radiculares, posterior instrumentação dos mesmos com devolução da função do dente tratado. O acesso endodôntico minimamente invasivo (AEMI) vem com o intuito de diminuir o desgaste coronário e minimizar as fraturas em dentes que requisitem tratamento dos canais radiculares. O objetivo desta revisão foi analisar as vantagens e desvantagens do AEMI e seu impacto no sucesso do tratamento endodôntico. Para tanto o presente trabalho de conclusão de curso (TCC) foi realizado através de levantamento bibliográfico, com revisão na literatura, a partir da coleta de dados realizada por fontes secundárias, relacionada a temática abordada. Para seleção dos artigos, foi realizada uma pesquisa nas principais plataformas de busca eletrônicas: Scientific Eletronic Library Online (Scielo ) e National Library of Medicine (PubMed), com os seguintes  descritores: tratamento conservador,  acesso minimamente invasivo ,acesso endodôntico e endodontia. Os critérios de inclusão foram artigos publicados na língua portuguesa e inglesa entre os anos 2010 a 2023 que apresentaram compatibilidade com o tema, os critérios de exclusão foram: resenhas, referências duplicadas e estudos que não se adequaram ao tema especifico. Pôde-se concluir com esta pesquisa, dentre os artigos utilizados nesta revisão, que o AEMI não se apresenta como uma técnica de acesso endodôntico que promove benefícios para o tratamento dos canais radiculares, visto que a maioria dos dentes indicados ao procedimento endodôntico já se encontram com a porção coronária destruída e além disso, para que esta técnica seja utilizada se faz necessário equipamentos de microscopia e insertos ultrassônicos específicos limitando alguns profissionais devido ao seu alto custo e treinamento.

Biografia do Autor

Anny Caroline Silva Rosa, Faculdade de Ilhéus-CESUPI

Graduanda em Odontologia da Faculdade de Ilhéus-CESUPI. 

Danielle Cardoso Albuquerque Maia Freire, Faculdade de Ilhéus-CESUPI

Dentista formada em 2004, Especialista em Endodontia, Mestre em Endodontia, Professora do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus, CESUPI. Professora dos cursos de atualização e especialização do Instituto Excellence e Doutoranda em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (UESC). Atendimento em consultório Maia Odontologia Especializada Atendimento odontológico domiciliar Home Care Odonto Bahia.

Downloads

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Rosa, A. C. S., & Freire, D. C. A. M. (2024). ACESSO ENDODÔNTICO MINIMAMENTE INVASIVO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 6414–6424. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14345