ABORDAGEM DE ÁREA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO GEOPLANO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14358Palavras-chave:
Conceito de área. Geoplano. Estratégias didáticas.Resumo
Esse artigo buscou discutir as potencialidades relacionadas à utilização do Geoplano como ferramenta didático-pedagógica para abordagem de figuras geométricas planas na exploração do conceito de área como grandeza. Nesse sentido, a questão norteadora se deu em “que potencialidades são evidenciadas a partir da manipulação do Geoplano em tarefas que visam a construção de figuras geométricas planas para explorar o conceito de área como grandeza em uma turma do 7º ano do ensino fundamental?”. Com abordagem qualitativa, aplicou-se tarefas em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Breves-Pa para explorar o conceito de área como grandeza, de modo a utilizar o Geoplano como recurso didático-pedagógico para construção de figuras geométricas planas auxiliando na resolução dessas tarefas. Os resultados evidenciaram potencialidades do Geoplano como recurso para construção do conceito de área como grandeza, enfatizando a natureza relacional entre os quadros geométrico, numérico e de grandeza. Assim, considera-se relevante a estruturação de ações educativas que evidenciem a construção de conceitos de objetos de conhecimento da Matemática, bem como a utilização de materiais didáticos manipuláveis como recurso potencializador dessa construção.
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