ABORDAGEM DE ÁREA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO GEOPLANO

Autores

  • Ana Beatriz Lopes Marques Universidade Federal do Pará
  • Madson Sanches Brabo Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-1116-8197
  • Alan Gonçalves Lacerda Universidade Federal do Pará- UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14358

Palavras-chave:

Conceito de área. Geoplano. Estratégias didáticas.

Resumo

Esse artigo buscou discutir as potencialidades relacionadas à utilização do Geoplano como ferramenta didático-pedagógica para abordagem de figuras geométricas planas na exploração do conceito de área como grandeza. Nesse sentido, a questão norteadora se deu em “que potencialidades são evidenciadas a partir da manipulação do Geoplano em tarefas que visam a construção de figuras geométricas planas para explorar o conceito de área como grandeza em uma turma do 7º ano do ensino fundamental?”. Com abordagem qualitativa, aplicou-se tarefas em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Breves-Pa para explorar o conceito de área como grandeza, de modo a utilizar o Geoplano como recurso didático-pedagógico para construção de figuras geométricas planas auxiliando na resolução dessas tarefas. Os resultados evidenciaram potencialidades do Geoplano como recurso para construção do conceito de área como grandeza, enfatizando a natureza relacional entre os quadros geométrico, numérico e de grandeza. Assim, considera-se relevante a estruturação de ações educativas que evidenciem a construção de conceitos de objetos de conhecimento da Matemática, bem como a utilização de materiais didáticos manipuláveis como recurso potencializador dessa construção.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Lopes Marques, Universidade Federal do Pará

Graduanda Universidade Federal do Pará, UFPA.

Madson Sanches Brabo, Universidade Federal do Pará

Mestrando, IEMCIU, FPA- Universidade Federal do Pará.

Alan Gonçalves Lacerda, Universidade Federal do Pará- UFPA

Doutorado IEMCI, Universidade Federal do Pará- UFPA.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Marques, A. B. L., Brabo, M. S., & Lacerda, A. G. (2024). ABORDAGEM DE ÁREA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO GEOPLANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 596–615. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14358