ENTENDENDO OS SINAIS DE AUTISMO: PAPEL DOS MARCOS DE DESENVOLVIMENTO NA PRÁTICA CLÍNICA DE ENFERMAGEM

Autores

  • Hellen Santos Silva Faculdade de Ilhéus
  • Carlos Oliveira dos Santos Faculdade de Ilhéus
  • Robson Vidal Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14113

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil. Enfermagem. Sinais Precoces. TEA. Triagem. Intervenção. Diagnóstico Precoce.

Resumo

Este estudo investiga a interação entre os primeiros sinais de autismo e os marcos de desenvolvimento infantil, bem como o papel dos profissionais de enfermagem na Atenção Básica de Saúde. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura para examinar estudos relevantes. O objetivo foi analisar como os marcos de desenvolvimento infantil se relacionam com os primeiros sinais de autismo e como isso impacta a prática de enfermagem na detecção precoce e encaminhamento para intervenção. Os métodos incluíram busca em bases de dados acadêmicas e avaliação crítica dos estudos selecionados. Os resultados enfatizam a importância da identificação precoce dos primeiros sinais de autismo para intervenções eficazes. A incorporação dos marcos de desenvolvimento infantil na prática clínica pode aprimorar a detecção precoce desses sinais. Em resumo, este estudo destaca a relevância da atuação dos profissionais de enfermagem na detecção precoce de autismo e ressalta os marcos de desenvolvimento infantil como uma ferramenta de triagem na Atenção Básica de Saúde.

Biografia do Autor

Hellen Santos Silva, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. 

Carlos Oliveira dos Santos, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. 

Robson Vidal, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.  

 

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Silva, H. S., Santos, C. O. dos, & Vidal, R. (2024). ENTENDENDO OS SINAIS DE AUTISMO: PAPEL DOS MARCOS DE DESENVOLVIMENTO NA PRÁTICA CLÍNICA DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 6028–6038. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14113