ÍNDICES DE SALMONELLA PRESENTES EM OVOS COMERCIALIZADOS NAS FEIRAS DE CACOAL

Autores

  • Matheus Rocha Batista UNINASSAU
  • Vinicius Berto UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14092

Palavras-chave:

Alimento. Infecções. Contaminações

Resumo

O ovo é um dos alimentos mais consumidos e comercializados no mundo, por ser rico em proteínas e diversos outros nutrientes. Além disso o ovo contém vitaminas e sais que auxiliam o bom funcionamento do organismo por ser rico em proteínas esse alimento acaba sendo favorável ao crescimento de microrganismos e bactérias, um dos principais patógenos ligado a contaminação do ovo é a Salmonella spp. Este trabalho tem o objetivo investigar a qualidade dos ovos comercializados nas feiras livres da cidade de Cacoal no estado de Rondônia, tendo em vista que esse produto é muito consumido pela população diariamente. A metodologia utilizada foi baseada na portaria SDA - 126, de 03/11/1995 com enriquecimento seletivo e não seletivo e isolamento em placas de Ágar MacConkey, Ágar Verde Brilhante, Ágar Hektoen e/ou Ágar Rambach. As amostras coletadas não apresentaram indícios sugestivos de salmonelas.

Biografia do Autor

Matheus Rocha Batista, UNINASSAU

Graduando em Medicina Veterinária pelo centro universitário UNINASSAU, Cacoal.

Vinicius Berto, UNINASSAU

Médico Veterinário pelo centro universitário da fundação de Ensino Octávio Bastos-UNIFEOB MBA em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura ¨Luiz Queiroz¨-ESALG/USP. 

Downloads

Publicado

2024-05-22

Como Citar

Batista, M. R., & Berto, V. (2024). ÍNDICES DE SALMONELLA PRESENTES EM OVOS COMERCIALIZADOS NAS FEIRAS DE CACOAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4164–4169. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14092