UTILIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO POR PARES (PEER INSTRUCTION) NA PRÁTICA DO ENSINO

Autores

  • Ítalo Martins Lôbo Miami University of Science and Technology-MUST
  • Alberto da Silva Franqueira Must University-MUST
  • Elisabeth Mendes Belo Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • Silvanete Cristo Viana Universidade Cândido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13824

Palavras-chave:

Peer Instruction. Instrução por Pares. Metodologia Ativa.

Resumo

O campo da aprendizagem ativa é repleto de metodologias ativas, a Instrução por Pares, ou Peer Instruction faz parte deste meio. Através desta pesquisa buscou-se a partir de dois periódicos de referência identificar a corroboração da conceituação e definição desta modalidade de metodologia ativa, além de evidenciar e elucidar sua prática no contexto de ensino. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura sistemática a qual buscou-se critérios de inclusão e exclusão. Nos critérios de inclusão sinalizou-se as palavras-chaves Peer Instruction e Instrução por Pares em plataforma de busca de periódico do Scielo virgulando entre os anos de 2017 a 2024, para a exclusão partiu-se da presença de resumo na produção técnica. Encontrou-se 10 periódicos aplicando os critérios de inclusão, sendo 5 selecionados a partir dos critérios de exclusão. O objetivo de delinear a corroboração da definição foi alcançada uma vez que a definição tanto em periódicos de base quanto nos selecionados na revisão de literatura corrobora entre si. Quatro periódicos demonstraram seguridade na eficácia do Peer Instruction em desenvolver e incrementar repertório técnico e prático de habilidades de interação e comunicação, reforçando assim o conhecimento, o periódico que não sinalizou esta eficácia apontou como inconclusivo, mas que necessitaria de pesquisas mais aprofundadas.

Biografia do Autor

Ítalo Martins Lôbo, Miami University of Science and Technology-MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Miami University of Science and Technology (MUST).

Alberto da Silva Franqueira, Must University-MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST)

Elisabeth Mendes Belo, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutoranda em Ciencias da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Silvanete Cristo Viana, Universidade Cândido Mendes

Especialista em docência do Ensino em Direitos Humanos, Universidade Cândido Mendes.

 

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Lôbo, Ítalo M., Franqueira, A. da S., Belo, E. M., Santos, S. M. A. V., & Viana, S. C. (2024). UTILIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO POR PARES (PEER INSTRUCTION) NA PRÁTICA DO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 435–442. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13824