UTILIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO POR PARES (PEER INSTRUCTION) NA PRÁTICA DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13824Palavras-chave:
Peer Instruction. Instrução por Pares. Metodologia Ativa.Resumo
O campo da aprendizagem ativa é repleto de metodologias ativas, a Instrução por Pares, ou Peer Instruction faz parte deste meio. Através desta pesquisa buscou-se a partir de dois periódicos de referência identificar a corroboração da conceituação e definição desta modalidade de metodologia ativa, além de evidenciar e elucidar sua prática no contexto de ensino. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura sistemática a qual buscou-se critérios de inclusão e exclusão. Nos critérios de inclusão sinalizou-se as palavras-chaves Peer Instruction e Instrução por Pares em plataforma de busca de periódico do Scielo virgulando entre os anos de 2017 a 2024, para a exclusão partiu-se da presença de resumo na produção técnica. Encontrou-se 10 periódicos aplicando os critérios de inclusão, sendo 5 selecionados a partir dos critérios de exclusão. O objetivo de delinear a corroboração da definição foi alcançada uma vez que a definição tanto em periódicos de base quanto nos selecionados na revisão de literatura corrobora entre si. Quatro periódicos demonstraram seguridade na eficácia do Peer Instruction em desenvolver e incrementar repertório técnico e prático de habilidades de interação e comunicação, reforçando assim o conhecimento, o periódico que não sinalizou esta eficácia apontou como inconclusivo, mas que necessitaria de pesquisas mais aprofundadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY