CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Valmivaldo de Morais Marinho Educaler College - USA
  • Elias Alves da Silva Universidad Autónoma de Asunción - PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13772

Palavras-chave:

Alfabetização. Leitura e escrita. Ensino e aprendizagem.

Resumo

O artigo objetiva discutir a necessidade do profissional da educação ocupar-se das questões que dizem respeito ao ser em formação, considerando-o não somente uma criança, mas, acima de tudo, uma criança que se constitui o futuro cidadão, autônomo, competente o suficiente para intervir em seu meio social, transformando-o, o que requer, sobremaneira, o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Desse modo, concebe-se a relevância extrema de se buscar o ensinamento do ler e escrever ainda na mais tenra infância, de modo a iniciar o processo de construção desses sujeitos. No que diz respeito à metodologia aqui empregada, este artigo foi fundamentado em cima de uma pesquisa bibliográfica, que tem como foco mostrar e discutir o que alguns autores conceituados na área da educação pensam sobre o tema em questão.

Biografia do Autor

Valmivaldo de Morais Marinho, Educaler College - USA

Mestre em Educação pela Educaler College – USA. 

Elias Alves da Silva, Universidad Autónoma de Asunción - PY

Doutor em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción - PY.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Marinho, V. de M., & Silva, E. A. da. (2024). CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DA LEITURA E DA ESCRITA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1462–1476. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13772