SÍNDROME DE DOWN: A DIFICULDADE DA INCLUSÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SOB A LUZ DA LEI FEDERAL N. 13.146/2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13641

Palavras-chave:

Crianças e adolescentes. Família. Inclusão. Integração. Síndrome de Down.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre como a dificuldade da inclusão escolar e estrutural da criança e do adolescente acometidos pela Síndrome de Down influencia diretamente na jornada de trabalho de seus pais e família, tendo em vista que a partir do momento em que uma mãe descobre ainda no feto que está à espera de um bebê com a trissomia 21, sua vida muda total e completamente, de forma pessoal quanto profissional. O método utilizado fora o dialético com pesquisa descritiva e exploratória, e foram utilizadas a título de pesquisa, documentos, bibliografia, revistas brasileiras e entrevistas realizadas com responsáveis por crianças com Síndrome de Down. Em suma, é evidente que a escola tem um papel importante no processo de inclusão dessas crianças e adolescentes, mas a família não pode e não deve ser esquecida, pois compete a ela a escolha/opção do atendimento que será oferecido ao filho. Ao longo do trabalho, destacam-se os desafios enfrentados e a relevância da Lei Federal N. 13.146/2015 para garantir seus direitos e promover uma sociedade mais inclusiva.

Biografia do Autor

Beatriz Fonseca Albuquerque, UNITINS

Acadêmica em Direito pela UNITINS.

Christiane de Holanda Camilo, UNITINS

Doutora em Sociologia (UFG), Mestre em Direitos Humanos (UFG). Especialista em Direito Público. Professora Pesquisadora na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) nas áreas de Direito Internacional, Direito Constitucional, Processo Constitucional, Direitos Humanos, Governança e Compliance e Direito Sistêmico. Diretora do Observatório e Clínica de Direitos Humanos do Estado do Tocantins. Líder dos Grupos de Pesquisa Direitos Humanos, Violência, Estado e Sociedade (GP DIHVES) e Justiça Sistêmica, Consensual e Restaurativa (GP JSCR).  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8588-1286. 

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Albuquerque, B. F., & Camilo, C. de H. (2024). SÍNDROME DE DOWN: A DIFICULDADE DA INCLUSÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SOB A LUZ DA LEI FEDERAL N. 13.146/2015. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5692–5706. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13641