SÍNDROME DE DOWN: A DIFICULDADE DA INCLUSÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SOB A LUZ DA LEI FEDERAL N. 13.146/2015
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13641Palavras-chave:
Crianças e adolescentes. Família. Inclusão. Integração. Síndrome de Down.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre como a dificuldade da inclusão escolar e estrutural da criança e do adolescente acometidos pela Síndrome de Down influencia diretamente na jornada de trabalho de seus pais e família, tendo em vista que a partir do momento em que uma mãe descobre ainda no feto que está à espera de um bebê com a trissomia 21, sua vida muda total e completamente, de forma pessoal quanto profissional. O método utilizado fora o dialético com pesquisa descritiva e exploratória, e foram utilizadas a título de pesquisa, documentos, bibliografia, revistas brasileiras e entrevistas realizadas com responsáveis por crianças com Síndrome de Down. Em suma, é evidente que a escola tem um papel importante no processo de inclusão dessas crianças e adolescentes, mas a família não pode e não deve ser esquecida, pois compete a ela a escolha/opção do atendimento que será oferecido ao filho. Ao longo do trabalho, destacam-se os desafios enfrentados e a relevância da Lei Federal N. 13.146/2015 para garantir seus direitos e promover uma sociedade mais inclusiva.
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