SÍNDROME DE DOWN: A DIFICULDADE DA INCLUSÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SOB A LUZ DA LEI FEDERAL N. 13.146/2015

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13641

Palabras clave:

Crianças e adolescentes. Família. Inclusão. Integração. Síndrome de Down.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre como a dificuldade da inclusão escolar e estrutural da criança e do adolescente acometidos pela Síndrome de Down influencia diretamente na jornada de trabalho de seus pais e família, tendo em vista que a partir do momento em que uma mãe descobre ainda no feto que está à espera de um bebê com a trissomia 21, sua vida muda total e completamente, de forma pessoal quanto profissional. O método utilizado fora o dialético com pesquisa descritiva e exploratória, e foram utilizadas a título de pesquisa, documentos, bibliografia, revistas brasileiras e entrevistas realizadas com responsáveis por crianças com Síndrome de Down. Em suma, é evidente que a escola tem um papel importante no processo de inclusão dessas crianças e adolescentes, mas a família não pode e não deve ser esquecida, pois compete a ela a escolha/opção do atendimento que será oferecido ao filho. Ao longo do trabalho, destacam-se os desafios enfrentados e a relevância da Lei Federal N. 13.146/2015 para garantir seus direitos e promover uma sociedade mais inclusiva.

Biografía del autor/a

Beatriz Fonseca Albuquerque, UNITINS

Acadêmica em Direito pela UNITINS.

Christiane de Holanda Camilo, UNITINS

Doctora en Sociología (UFG), Magíster en Derechos Humanos (UFG), Especialista en Derecho Público Licenciada en las áreas Jurídica y de Salud. Profesora, investigadora y docente de la Universidad Estadual de Tocantins. UNITINS en las áreas de Derecho Constitucional, Políticas Sociales, Proceso Constitucional, Derecho Internacional, Derechos Humanos, Gobernanza y Cumplimiento y Derecho Sistémico. Líder del Grupo de Investigación sobre Derechos Humanos, Violencia, Estado y Sociedad (GP DIHVES), Derecho Sistémico, Consensual y Justicia Restaurativa (GPDS), Investigador del Centro de Estudios sobre Crimen y Violencia - NECRIVI/UFG. Revisor/revisor de las siguientes publicaciones periódicas: Revista de Direito da Cidade (UERJ/RJ), Revista Direito Culturais (RS), Revista Quaestio Iuris (UERJ/RJ), Revista Direito Humanos e Democracia (UNIJUÍ/RS) y Revista Culturas Jurídicas ( UFF /RJ), entre otros, de la Revista del Procurador Jurídico del Banco Central. Autor de varios libros y artículos publicados.

Publicado

2024-05-28

Cómo citar

Albuquerque, B. F., & Camilo, C. de H. (2024). SÍNDROME DE DOWN: A DIFICULDADE DA INCLUSÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SOB A LUZ DA LEI FEDERAL N. 13.146/2015. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5692–5706. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13641