A UTILIZAÇÃO DE FAKE NEWS COMO INSTRUMENTO DE PROPAGANDA ELEITORAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS

Autores

  • Francy Sousa de Carvalho Sobrinha Centro Universitário Santo Agostinho
  • Marta Teixeira da Silva Centro Universitário Santo Agostinho
  • Charlles Max Pessoa Marques da Rocha Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13510

Palavras-chave:

Verificação de fatos. Desinformação. Campanhas Políticas.

Resumo

Para alcançar os objetivos, será realizada uma análise da disseminação de notícias falsas durante as eleições de 2022, identificando casos representativos e estratégias utilizadas para propagá-las. Serão investigadas as medidas tomadas pelo sistema judiciário brasileiro em resposta à disseminação de notícias falsas, com destaque para processos legais e decisões relevantes. Será analisado também o papel do direito eleitoral brasileiro no combate à disseminação de notícias falsas durante as campanhas eleitorais, considerando as implicações jurídicas e políticas de longo prazo, a pesquisa visa contribuir para uma compreensão mais profunda das implicações jurídicas das fake news nesse contexto eleitoral. Ao analisar julgamentos e decisões judiciais, fornecerá insights valiosos no âmbito do Direito Eleitoral, enriquecendo o entendimento sobre como enfrentar efetivamente a disseminação de informações enganosas nas futuras campanhas eleitorais.

Biografia do Autor

Francy Sousa de Carvalho Sobrinha, Centro Universitário Santo Agostinho

Acadêmica do curso de bacharelado em direito - Centro Universitário Santo Agostinho.

Marta Teixeira da Silva, Centro Universitário Santo Agostinho

Acadêmica do curso de bacharelado em direito - Centro Universitário Santo Agostinho.

Charlles Max Pessoa Marques da Rocha, Centro Universitário Santo Agostinho

Orientador do curso de bacharelado em direito - Centro Universitário Santo Agostinho.

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Sobrinha, F. S. de C., Silva, M. T. da, & Rocha, C. M. P. M. da. (2024). A UTILIZAÇÃO DE FAKE NEWS COMO INSTRUMENTO DE PROPAGANDA ELEITORAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 278–285. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13510