UMA TESSITURA ACERCA DAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS EM PORTO VELHO

Autores

  • Katarina Moraes Costa de Souza Faculdade São Lucas
  • Leticia Vivianne Miranda Cury Faculdade São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13317

Palavras-chave:

Crime organizado. Organizações criminosas. Porto Velho.

Resumo

As organizações criminosas podem se manifestar de várias maneiras, incluindo tráfico de drogas, contrabando, extorsão, lavagem de dinheiro e outros crimes graves. Assim sendo, com a globalização e o avanço da tecnologia facilitaram a atuação dessas organizações em escala nacional, desafiando as fronteiras e aumentando a complexidade dos esforços de aplicação da lei. Deste modo, em Porto Velho a realidade não é diferente, já que, o crime organizado nas figuras do PCC, CV e PCP são atuantes na região e geram violência e guerras sangrentas que afetam toda a população portovelhense. Nesse contexto, este artigo tem como escola investigar como as organizações agem em Porto Velho, e também, como suas ações afetam a população local. Destarte, para o desenvolvimento do artigo optou-se por empregar uma pesquisa bibliográfica e uma abordagem qualitativa dos materiais coletados em plataformas digitais como Google Acadêmico, Scielo, revistas do âmbito jurídico, leis, livros e outros documentos que abordam a temática proposta nesse estudo. Sendo assim, conclui-se que a população portovelhense tem sido impactada drasticamente com as ações das organizações criminosas na cidade, os índices de violência, mortes violentas, espancamentos e assaltos, são fatores que geram medo na população. Desta maneira, mesmo com as ações policiais é fundamental que sejam propostas legislações que sejam mais eficazes no combate do crime organizado em Porto Velho, bem como, capacitar a polícia e direcionar recursos para que seja possível investir na segurança pública na capital portovelhense.

Biografia do Autor

Katarina Moraes Costa de Souza, Faculdade São Lucas

Graduanda em Direito da Faculdade São Lucas.

Leticia Vivianne Miranda Cury, Faculdade São Lucas

Prof. Orientadora, Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-graduada em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná. Mestre em Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca/Espanha. Mestre em Direito Penal pela Universidade de Salamanca/Espanha.

Downloads

Publicado

2023-03-22

Como Citar

Souza, K. M. C. de, & Cury, L. V. M. (2023). UMA TESSITURA ACERCA DAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS EM PORTO VELHO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2141–2160. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13317