ANÁLISE DA URGÊNCIA NA INCORPORAÇÃO DAS CATEGORIAS DE GÊNERO E RAÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BAURU-SP

Autores

  • Deborah Miranda Alvares Universidade Federal de São Carlos
  • André Cristovão Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP
  • Lucia Isabel Aparecida Soares Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13279

Palavras-chave:

Currículo. Gênero e raça. Educação Infantil.

Resumo

Este estudo científico investiga os efeitos da inclusão de temas de gênero e raça no currículo da Educação Infantil em Bauru, São Paulo, visando compreender como essa incorporação influencia a organização do ensino e contribui para a formação cidadã dos estudantes. O objetivo principal é compreender como a inclusão desses temas afeta a estrutura do ensino e seu impacto na formação dos alunos, reconhecendo o currículo como um reflexo do projeto de sociedade. Utilizando uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, o estudo busca proporcionar uma compreensão mais profunda da inserção das categorias de Gênero e Raça no currículo da Educação Infantil de Bauru, São Paulo. Além disso, baseia-se na contextualização teórica do Currículo, segundo os autores Sacristán (2013; 2017) e Schubert (1986). A análise do currículo existente e a identificação de lacunas na abordagem de gênero e raça destacam a necessidade de revisões curriculares sensíveis e inclusivas, com o intuito de promover a reflexão sobre diversidade, identidade e respeito desde a infância. Discute-se também os possíveis impactos dessa inclusão na redução de estereótipos e preconceitos, na promoção da igualdade e justiça social, e na formação de indivíduos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais equitativa. As conclusões ressaltam a importância de uma escola engajada na promoção da diversidade e inclusão, além de apontar para direções futuras de pesquisa sobre o tema.

Downloads

Biografia do Autor

Deborah Miranda Alvares, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Diretora de Escola no Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP. 

André Cristovão Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo. andrecristovao.academico@gmail.com

Lucia Isabel Aparecida Soares, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Especialista em Gestão Escolar e em Educação Especial. Docente no Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP. Vice-diretora na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Alvares, D. M., Sousa, A. C., & Soares, L. I. A. (2024). ANÁLISE DA URGÊNCIA NA INCORPORAÇÃO DAS CATEGORIAS DE GÊNERO E RAÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BAURU-SP. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2516–2526. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13279