ANÁLISE DA URGÊNCIA NA INCORPORAÇÃO DAS CATEGORIAS DE GÊNERO E RAÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BAURU-SP
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13279Palavras-chave:
Currículo. Gênero e raça. Educação Infantil.Resumo
Este estudo científico investiga os efeitos da inclusão de temas de gênero e raça no currículo da Educação Infantil em Bauru, São Paulo, visando compreender como essa incorporação influencia a organização do ensino e contribui para a formação cidadã dos estudantes. O objetivo principal é compreender como a inclusão desses temas afeta a estrutura do ensino e seu impacto na formação dos alunos, reconhecendo o currículo como um reflexo do projeto de sociedade. Utilizando uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, o estudo busca proporcionar uma compreensão mais profunda da inserção das categorias de Gênero e Raça no currículo da Educação Infantil de Bauru, São Paulo. Além disso, baseia-se na contextualização teórica do Currículo, segundo os autores Sacristán (2013; 2017) e Schubert (1986). A análise do currículo existente e a identificação de lacunas na abordagem de gênero e raça destacam a necessidade de revisões curriculares sensíveis e inclusivas, com o intuito de promover a reflexão sobre diversidade, identidade e respeito desde a infância. Discute-se também os possíveis impactos dessa inclusão na redução de estereótipos e preconceitos, na promoção da igualdade e justiça social, e na formação de indivíduos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais equitativa. As conclusões ressaltam a importância de uma escola engajada na promoção da diversidade e inclusão, além de apontar para direções futuras de pesquisa sobre o tema.
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