ANÁLISE DA URGÊNCIA NA INCORPORAÇÃO DAS CATEGORIAS DE GÊNERO E RAÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BAURU-SP

Autores

  • Deborah Miranda Alvares Universidade Federal de São Carlos
  • André Cristovão Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP
  • Lucia Isabel Aparecida Soares Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13279

Palavras-chave:

Currículo. Gênero e raça. Educação Infantil.

Resumo

Este estudo científico investiga os efeitos da inclusão de temas de gênero e raça no currículo da Educação Infantil em Bauru, São Paulo, visando compreender como essa incorporação influencia a organização do ensino e contribui para a formação cidadã dos estudantes. O objetivo principal é compreender como a inclusão desses temas afeta a estrutura do ensino e seu impacto na formação dos alunos, reconhecendo o currículo como um reflexo do projeto de sociedade. Utilizando uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, o estudo busca proporcionar uma compreensão mais profunda da inserção das categorias de Gênero e Raça no currículo da Educação Infantil de Bauru, São Paulo. Além disso, baseia-se na contextualização teórica do Currículo, segundo os autores Sacristán (2013; 2017) e Schubert (1986). A análise do currículo existente e a identificação de lacunas na abordagem de gênero e raça destacam a necessidade de revisões curriculares sensíveis e inclusivas, com o intuito de promover a reflexão sobre diversidade, identidade e respeito desde a infância. Discute-se também os possíveis impactos dessa inclusão na redução de estereótipos e preconceitos, na promoção da igualdade e justiça social, e na formação de indivíduos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais equitativa. As conclusões ressaltam a importância de uma escola engajada na promoção da diversidade e inclusão, além de apontar para direções futuras de pesquisa sobre o tema.

Biografia do Autor

Deborah Miranda Alvares, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Diretora de Escola no Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP. 

André Cristovão Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo. andrecristovao.academico@gmail.com

Lucia Isabel Aparecida Soares, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Especialista em Gestão Escolar e em Educação Especial. Docente no Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP. Vice-diretora na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Alvares, D. M., Sousa, A. C., & Soares, L. I. A. (2024). ANÁLISE DA URGÊNCIA NA INCORPORAÇÃO DAS CATEGORIAS DE GÊNERO E RAÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BAURU-SP. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2516–2526. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13279