HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Mateus Martins Viudes Universidade Federal do Paraná
  • André Cristovão Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Evanira Francisca Lara Narciso Instituto Federal do Paraná
  • Elisangela da Hora Mendonça UNIBF
  • Luciano Roberto da Silva Leal Instituto Federal Baiano
  • Cristiane Vieira dos Santos Fürst Instituto Federal Catarinense
  • Winston Magno de Sousa UNESA
  • Maria Silvia Almeida de Souza França
  • Moniele de Fátima Diniz IFES
  • Ailson Caetano UNINA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18284

Palavras-chave:

Diversidade. Escola. Inclusão. História. Sociedade.

Resumo

O presente artigo de teor teórico bibliográfico, tem como objetivo central analisar as representações sociais sobre deficiência e suas influências na construção da educação especial no contexto brasileiro. O texto foi tem como objetivo central identificar e analisar os principais marcos históricos relacionados ao tema, desde a antiguidade até os dias atuais, bem como compreender as mudanças e evoluções no pensamento e nas abordagens sobre o tema ao longo do tempo. A pesquisa analisou 7 artigos científicos no Google acadêmico, entre o período de 2004 a 2024.

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Biografia do Autor

Mateus Martins Viudes, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Pitanga. Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Múltipla pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

André Cristovão Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (FEUC).

Evanira Francisca Lara Narciso, Instituto Federal do Paraná

Intérprete de Libras no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Pitanga-PR. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniasselvi. Cursando Especialização em Libras, na Faculdade (UNINA) - Pitanga-PR.

Elisangela da Hora Mendonça, UNIBF

Especialista em Educação Especial pela (UNIBF).  Licenciada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Única.(UNIÚNICA)

Luciano Roberto da Silva Leal, Instituto Federal Baiano

Doutorando e Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professor no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - Câmpus Senhor do Bonfim.

Cristiane Vieira dos Santos Fürst, Instituto Federal Catarinense

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Blumenau. Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Pitanga.

Winston Magno de Sousa, UNESA

Especialista em História da Arte pela Universidade Estácio (UNESA). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Especialista em Cinema e Vídeo (Faculdade de Artes do Paraná - Campus II Unespar). Professor de Arte na Educação Básica.

Maria Silvia Almeida de Souza França

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Projetos Educacionais de Ciências pela (EEL-USP) Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Especialização em Psicopedagogia e Educação Inclusiva pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Docente do Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia de SP - FATEC - Pindamonhangaba. Coordenadora de Gestão Pedagógica da Educação Básica.

Moniele de Fátima Diniz, IFES

Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica - (IFES). Mestra em Administração - (UFCG). Professora EBTT de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - (IFRN), Campus Lajes.

Ailson Caetano, UNINA

Especialista em Educação Especial; Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo; Transtorno Global de Desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista; Neuropsicopedagogia; Psicomotricidade ambas pela Faculdade (UNINA), Especialista em Docência no Ensino Superior; Administração Supervisão e Orientação; Educação Infantil e Séries Iniciais ambas pelo Centro Universitário Leonardo Da VincI - (UNIASSELVI). Professor de Educação Especial - APAE - Pitanga-PR

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Publicado

2025-03-07

Como Citar

Viudes, M. M., Sousa, A. C., Narciso, E. F. L., Mendonça, E. da H., Leal, L. R. da S., Fürst, C. V. dos S., … Caetano, A. (2025). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 288–295. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18284