HISTORY OF SPECIAL EDUCATION IN BRAZIL: A LITERATURE REVIEW

Authors

  • Mateus Martins Viudes Universidade Federal do Paraná
  • André Cristovão Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Evanira Francisca Lara Narciso Instituto Federal do Paraná
  • Elisangela da Hora Mendonça UNIBF
  • Luciano Roberto da Silva Leal Instituto Federal Baiano
  • Cristiane Vieira dos Santos Fürst Instituto Federal Catarinense
  • Winston Magno de Sousa UNESA
  • Maria Silvia Almeida de Souza França
  • Moniele de Fátima Diniz IFES
  • Ailson Caetano UNINA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18284

Keywords:

Diversity. School. Inclusion. History. Society.

Abstract

This theoretical and bibliographical article aims to analyze social representations of disability and their influence on the construction of special education in the Brazilian context. The text aims to identify and analyze the main historical milestones related to the topic, from antiquity to the present day, as well as to understand the changes and evolutions in thinking and approaches to the topic over time. The research analyzed 7 scientific articles on Google Scholar, between the period 2004 and 2024.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mateus Martins Viudes, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Pitanga. Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Múltipla pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

André Cristovão Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (FEUC).

Evanira Francisca Lara Narciso, Instituto Federal do Paraná

Intérprete de Libras no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Pitanga-PR. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniasselvi. Cursando Especialização em Libras, na Faculdade (UNINA) - Pitanga-PR.

Elisangela da Hora Mendonça, UNIBF

Especialista em Educação Especial pela (UNIBF).  Licenciada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Única.(UNIÚNICA)

Luciano Roberto da Silva Leal, Instituto Federal Baiano

Doutorando e Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professor no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - Câmpus Senhor do Bonfim.

Cristiane Vieira dos Santos Fürst, Instituto Federal Catarinense

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Blumenau. Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Pitanga.

Winston Magno de Sousa, UNESA

Especialista em História da Arte pela Universidade Estácio (UNESA). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Especialista em Cinema e Vídeo (Faculdade de Artes do Paraná - Campus II Unespar). Professor de Arte na Educação Básica.

Maria Silvia Almeida de Souza França

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Projetos Educacionais de Ciências pela (EEL-USP) Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Especialização em Psicopedagogia e Educação Inclusiva pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Docente do Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia de SP - FATEC - Pindamonhangaba. Coordenadora de Gestão Pedagógica da Educação Básica.

Moniele de Fátima Diniz, IFES

Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica - (IFES). Mestra em Administração - (UFCG). Professora EBTT de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - (IFRN), Campus Lajes.

Ailson Caetano, UNINA

Especialista em Educação Especial; Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo; Transtorno Global de Desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista; Neuropsicopedagogia; Psicomotricidade ambas pela Faculdade (UNINA), Especialista em Docência no Ensino Superior; Administração Supervisão e Orientação; Educação Infantil e Séries Iniciais ambas pelo Centro Universitário Leonardo Da VincI - (UNIASSELVI). Professor de Educação Especial - APAE - Pitanga-PR

Published

2025-03-07

How to Cite

Viudes, M. M., Sousa, A. C., Narciso, E. F. L., Mendonça, E. da H., Leal, L. R. da S., Fürst, C. V. dos S., … Caetano, A. (2025). HISTORY OF SPECIAL EDUCATION IN BRAZIL: A LITERATURE REVIEW. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 288–295. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18284