EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

Autores

  • Mateus Martins Viudes
  • André Cristóvão Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Giuliana Loffredo Gutierrez Universidade Federal do Paraná
  • Luan Felipe Momo UFAC
  • Sara Maria Souza Nogueira IFG
  • Peterson Ayres Cabelleira UNIPAMPA
  • Márcia José do Espírito Santo UFPE
  • Jonnathan Whiny Moraes dos Santos UNICAMP
  • Daiane Rangel Albuquerque Costa Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15100

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho. Formação Humana. Emancipação. Educação Crítica.

Resumo

Este artigo visa aprofundar os diálogos fundamentais acerca da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, abordando os desafios inerentes à sua articulação entre trabalho, educação e formação humana. Com base nas reflexões de Karl Marx, Gaudêncio Frigotto, Manuel Ramos, Maria Ciavatta e Paulo Freire, busca-se compreender criticamente a inserção da EPT no contexto contemporâneo, explorando sua trajetória histórica, processos de construção e implicações atuais. A pesquisa revela como a EPT pode, simultaneamente, responder às demandas do mercado de trabalho e promover a emancipação humana, contribuindo para uma formação integral dos indivíduos e para a construção de uma sociedade mais justa.

Biografia do Autor

Mateus Martins Viudes

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Educação Básica.

André Cristóvão Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (FEUC).

Giuliana Loffredo Gutierrez, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) . Professora da Educação Básica.

Luan Felipe Momo, UFAC

Mestre em Educação (Profmat) pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor da Educação Básica

Sara Maria Souza Nogueira, IFG

Mestra em Educação  pelo Instituto Federal Goiano (IFG). Professora da Educação Básica.

Peterson Ayres Cabelleira, UNIPAMPA

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Professor da Educação Básica.

Márcia José do Espírito Santo, UFPE

Mestranda em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica (UFPE/CAV).

Jonnathan Whiny Moraes dos Santos, UNICAMP

Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutorando em Microbiologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Daiane Rangel Albuquerque Costa, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica  pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Professora da Educação Básica.

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

Viudes, M. M., Sousa, A. C., Gutierrez, G. L., Momo, L. F., Nogueira, S. M. S., Cabelleira, P. A., … Costa, D. R. A. (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2487–2492. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15100