EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15100Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho. Formação Humana. Emancipação. Educação Crítica.Resumen
Este artigo visa aprofundar os diálogos fundamentais acerca da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, abordando os desafios inerentes à sua articulação entre trabalho, educação e formação humana. Com base nas reflexões de Karl Marx, Gaudêncio Frigotto, Manuel Ramos, Maria Ciavatta e Paulo Freire, busca-se compreender criticamente a inserção da EPT no contexto contemporâneo, explorando sua trajetória histórica, processos de construção e implicações atuais. A pesquisa revela como a EPT pode, simultaneamente, responder às demandas do mercado de trabalho e promover a emancipação humana, contribuindo para uma formação integral dos indivíduos e para a construção de uma sociedade mais justa.
Descargas
Publicado
2024-08-21
Cómo citar
Viudes, M. M., Sousa, A. C., Gutierrez, G. L., Momo, L. F., Nogueira, S. M. S., Cabelleira, P. A., … Costa, D. R. A. (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2487–2492. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15100
Número
Sección
Artigos
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY