DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE: A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E OS VINTE ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639

Autores

  • André Cristovão Sousa Universidade Federal de São Carlos
  • Mateus Martins Viudes Universidade Federal do Paraná
  • Camila de Souza Melo Universidade Federal do Acre
  • Luan Felipe Momo Universidade Federal do Acre
  • Maria Silvia Almeida de Souza França Universidade de São Paulo 
  • Bruno Rogério Ferreira Universidade Estadual de Goiás
  • Giuliana Loffredo Gutierrez
  • Julia Maria Fernanda Machado Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13278

Palavras-chave:

Educação antirracista. Lei 10.639. Formação docente.

Resumo

Este artigo apresenta os desafios e as possibilidades nestes vinte anos da implementação da Lei nº10.639/2003, seu objetivo é analisar pesquisas acadêmicas que tange a respeito da formação de professores à luz da Lei nº10.639/2003. Tal lei, atualiza a Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". No quesito metodológicos, este estudo é classificado como uma pesquisa documental de cunho qualitativo, estruturada no método da Análise de Conteúdo, método selecionado por possibilitar a compreensão do histórico da Lei nº10.639/2003. Foram selecionadas sete pesquisas para a análise e exploração, as quais, possibilitam considerar que embora existam pesquisas com essa temática, o silenciamento dessas questões ainda predomina na academia científica. Essa pesquisa visa não apenas analisar a situação atual, mas também operacionalizar como militância de políticas educacionais futuras.

Biografia do Autor

André Cristovão Sousa, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo.

Mateus Martins Viudes, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da  Educação Básica. 

Camila de Souza Melo, Universidade Federal do Acre

Especialista em Ensino de Língua Inglesa. Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora da Educação Básica. 

Luan Felipe Momo, Universidade Federal do Acre

Mestre em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal do Acre (UFAC).Professor da Educação Básica. 

Maria Silvia Almeida de Souza França, Universidade de São Paulo 

Mestre em Ciências no Programa Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências pela Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo  (EEL-USP). Docente do Ensino Superior.

Bruno Rogério Ferreira, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Ambiente e Sociedade - Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professor da Educação Profissional. 

Giuliana Loffredo Gutierrez

Mestre em Administração. Professora da Educação Básica. 

Julia Maria Fernanda Machado Fernandes

Mestre em Ensino de História. Professora da Educação Básica. 

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

Sousa, A. C., Viudes, M. M., Melo, C. de S., Momo, L. F., França, M. S. A. de S., Ferreira, B. R., … Fernandes, J. M. F. M. (2024). DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE: A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E OS VINTE ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1955–1963. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13278