“SE ELA DANÇA, EU DANÇO”. A TEMATIZAÇÃO DA DANÇA PARA O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13873

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação Física. Dança. Currículo.

Resumo

Esse artigo buscou investigar a tematização da Dança como elemento da Cultura Corporal integrante do componente de Educação Física para a Educação Infantil, focando no enriquecimento dos currículos conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Referenciais Curriculares Nacionais. Utilizando uma metodologia baseada na análise documental e revisão de literatura, foram examinadas produções acadêmicas em páginas da internet para compreender a integração da Dança no contexto educacional. Os resultados apontam uma marginalização do conteúdo Dança nos currículos escolares, frequentemente relegada a atividades extracurriculares ou decorativas em eventos festivos. Isso reflete uma desconexão entre as políticas educacionais e suas implementações práticas, sugerindo uma escassa valorização da Dança como dispositivo pedagógico imprescindível no desenvolvimento integral da criança. Conclui-se que a Dança deveria ser tratada como conhecimento essencial do componente curricular de Educação Física, requerendo mudanças significativas na formação inicial de professores, na reavaliação das políticas educacionais e na melhoria da infraestrutura escolar para alinhar as práticas pedagógicas com as diretrizes curriculares nacionais, garantindo seu papel no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Letícia Cristina de Andrade Cauhy, UFG

Mestra em Ensino na Educação Básica e especialista em Educação Física Escolar (UFG). Graduada em Pedagogia (FAESPE) e Licenciada em Educação Física (PUC). Possui experiência na área de dança na escola, Educação Infantil, saúde e Educação Física escolar, Educação Inclusiva e ensino e aprendizagem do Goalball. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6724-0234.

Leonardo Conceição Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Tem experiências nas áreas da Educação na Cibercultura, Aprendizagem-Ensino de Educação Física e Currículo. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3617-0506.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Como Citar

Cauhy, L. C. de A., & Gonçalves, L. C. (2024). “SE ELA DANÇA, EU DANÇO”. A TEMATIZAÇÃO DA DANÇA PARA O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1475–1481. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13873