DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A PANDEMIA: AGRAVAMENTO OU EVIDENCIAMENTO DA DIFICULDADE JÁ EXISTENTE?

Autores

  • Thamires Maia Paula Oliveira UNICESUMAR-PR
  • Karollainy Gonçalves Coelho Carvalho Faculdade católica Dom Orione- FACDO-TO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1314

Palavras-chave:

Aprendizagem. Dificuldades. Pandemia.

Resumo

A presente reflexão tem a intencionalidade de demonstrar os evidenciamentos e agravamentos causados pela pandemia nas dificuldades de aprendizagem do ensino fundamental. Sabe-se que após a inserção da tecnologia na vida cotidiana, as crianças têm se dispersado com mais facilidade, apresentado ansiedade e falta de interesse nas exposições tradicionais das atividades escolares. No entanto, a análise mostra que a pandemia apenas elevou o estágio em que esse indivíduo já se encontrava, as aulas remotas deixaram as casas e famílias mais vulneráveis e suscetíveis as observações técnicas dos  professores. Constatamos então, que as crianças que já eram estimuladas e assistidas pelos pais, não apresentaram fartas dificuldades de adaptação e as mesmas tiveram o desempenho esperado para a faixa etária, enquanto as crianças que tiveram menores desempenhos e crescente dificuldades expostas, tratam-se de crianças com baixa autoestima, baixa autonomia e desprovidas de apoio e assistência familiar.

 

 

Biografia do Autor

Thamires Maia Paula Oliveira, UNICESUMAR-PR

Graduada em Pedagogia pela UNICESUMAR-PR. Pós-graduada em Gestão de pessoas e RH, Mestranda em Educação PPGE – UFT Palmas. E-mail: thamiresmaia@hotmail.com.

Karollainy Gonçalves Coelho Carvalho, Faculdade católica Dom Orione- FACDO-TO

Graduada em Psicologia pela Faculdade católica Dom Orione (FACDO-TO). E-mail: karollainy84@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Oliveira, T. M. P. ., & Carvalho, K. G. C. . (2021). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A PANDEMIA: AGRAVAMENTO OU EVIDENCIAMENTO DA DIFICULDADE JÁ EXISTENTE?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 885–892. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1314