ABORDAGEM DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Thamires Maia Paula Oliveira UNICESUMAR-PR
  • Karollainy Gonçalves Coelho Carvalho Faculdade Católica Dom Orione- FACDO-TO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4046

Palavras-chave:

Libertadora. Transformar. Transgredir.

Resumo

A presente reflexão tem a intenção de despertar aos leitores um novo olhar sobre a importância da abordagem de gênero e diversidades no ambiente escolar. Sob a crítica reflexiva de hooks e seus estudos de Freire, partimos de que essa abordagem faça parte de uma educação libertadora e transgressora para todos os envolvidos, professores, alunos e comunidade escolar em geral. Em seus trabalhos, a autora demonstrou toda sua paixão por Paulo Freire e a educação libertadora, e reproduziu tanto em sala quanto em seus trabalhos publicados o quanto a pedagogia engajada transformaria as diversidades. A necessidade de termos uma sociedade mais aberta e empática deve partir dos centros educacionais, que são os primeiros transmissores de conhecimentos, para isso, currículos devem ser transformados e adaptados para que essa educação seja realmente efetiva e respeitadora dos direitos dos indivíduos que por sua vez são naturalmente diversos e subjetivos. O contexto histórico sobre gênero precisa ser desmistificado e mais desbravado para que os conceitos impregnados comecem a se dissolver e assim abrir as mentes para um novo olhar e novas concepções.

Biografia do Autor

Thamires Maia Paula Oliveira, UNICESUMAR-PR

Graduada em Pedagogia pela UNICESUMAR-PR. Pós-graduada em Gestão de pessoas e RH, Mestranda em Educação PPGE – UFT Palmas. E-mail: thamiresmaia@hotmail.com.

Karollainy Gonçalves Coelho Carvalho, Faculdade Católica Dom Orione- FACDO-TO

Graduada em Psicologia pela Faculdade católica Dom Orione (FACDO-TO). E-mail: karollainy84@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-02-09

Como Citar

Oliveira, T. M. P. ., & Carvalho, K. G. C. . (2022). ABORDAGEM DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1761– 1769. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4046