UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO FRENTE AS DIFICULDADES DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daiane Janne Dantas Freire Centro Universitário de Patos- UNIFIP
  • Everaldo Araújo de Lucena Centro Universitário de Patos- UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12974

Palavras-chave:

Aprendizagem. Dificuldades de leitura. Psicopedagogia.

Resumo

: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, sobre a dificuldade de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental sob um olhar psicopedagógico, contemplando de forma mais abrangente os problemas de um aluno do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Josefa Olindina da Conceição, localizada no município de Riacho dos Cavalos – PB. A leitura é uma prática extremamente importante para a formação social do indivíduo, além de desenvolver o senso crítico, o raciocínio e a capacidade de interpretação pessoal. Porém, atualmente, é notável o aumento dos casos de alunos com dificuldades na aquisição do ato da leitura. O fracasso escolar, no tocante a essa questão, tem preocupado os educadores, pesquisadores e pais. Diante disso, podemos dizer que o profissional da psicopedagogia assume um papel de grande importância no auxilio para a solução das dificuldades enfrentadas, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois é onde ocorre todo o processo de aquisição de leitura. Os aspectos que envolvem esses fatores podem ser interpretados a partir da Epistemologia Convergente, uma teoria sociointeracionista, ajustada em uma interligação entre o aprendente e meio sociocultural. Os procedimentos de coleta e análise de dados partiram das dez sessões contidas no Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico de Simaia Sampaio, com base teórica em Jorge Visca. Neste caso, optou-se pela análise do tipo descritiva, realizada a partir das observações do sujeito, objeto do estudo de caso, durante as dez sessões. A pesquisa permitiu investigar o desenvolvimento geral do sujeito produzido através da entrevista contratual, onde foi feito o enquadramento, da EOCA-Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem, das Provas Operatórias, técnicas Projetivas, Outros Testes e Anamnese, chegando ao Informe Psicopedagógico com a devolutiva aos pais do diagnóstico alcançado.

Biografia do Autor

Daiane Janne Dantas Freire, Centro Universitário de Patos- UNIFIP

Licenciada Pleno em Pedagogia (FAIBRA), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIFIP).

Everaldo Araújo de Lucena, Centro Universitário de Patos- UNIFIP

Bacharelado em Teologia, Licenciado em Filosofia, Geografia e Pedagogia; Especialista em Nonas Tecnologias da Educação e em Psicopedagogia, Mestre em Gestão Educacional e Doutor em Ciências da Educação.

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Publicado

2024-02-08

Como Citar

Freire, D. J. D., & Lucena, E. A. de. (2024). UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO FRENTE AS DIFICULDADES DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 590–606. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12974