O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DE PROFESSORES

Autores

  • Daiane Janne Dantas Freire UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12986

Palavras-chave:

Technologies in Education. Teachers. Elementary School.

Resumo

mundo atual vem sofrendo grandes transformações em diversos meios, e um dos que mais vem avançando é o tecnológico. Os avanços tecnológicos marcaram os últimos anos, a tecnologia está mais acessível e presente em praticamente todas as áreas, seja pessoal ou profissional, chegando inclusive ao ambiente educacional. O uso das novas tecnologias vem se tornando uma ferramenta muito importante no ambiente escolar, sendo estas capazes de contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a inserção dessas tecnologias na sala de aula veio para contribuir no dia a dia do professor, pois a utilização desses recursos permite que o professor diversifique sua prática pedagógica, sendo que, quando usadas com uma metodologia adequada, o professor consegue resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, nesse trabalho, procuramos mostrar a visão dos professores sobre o uso das novas tecnologias em salas de aula do ensino fundamental. Para a realização desse trabalho utilizamos textos de teóricos como BELLONI (2001), CASTELLS (2001), MORAN (2013), KENSKI (2008), TIMBOÍBA (et al, 2011), entre outros. O presente trabalho está estruturado em três capítulos, no primeiro falaremos do uso da tecnologia no ambiente escolar e de como essas tecnologias estão cada vez mais próximas do cotidiano educacional, dentro deste fazemos um breve histórico desses recursos na educação, no segundo é abordada a questão da formação dos professores para fazerem o uso de tais recursos e a importância de utilizarem os mesmos de forma correta visando contribuir no processo de ensino-aprendizagem, por fim, no terceiro é feita uma descrição da visão dos professores diante do uso das novas tecnologias em sala de aula, tendo em vista que é de fundamental importância conhecer a opinião dos mesmos em relação ao assunto. Diante do estudo, o que podemos concluir é que os professores têm uma visão positiva da inserção de novas tecnologias em sala de aula, embora a grande maioria ainda não se sinta devidamente capacitado para usá-los.

Biografia do Autor

Daiane Janne Dantas Freire, UNIFIP

Licenciada Pleno em Pedagogia (FAIBRA), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIFIP).

Downloads

Publicado

2024-02-09

Como Citar

Freire, D. J. D. (2024). O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DE PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 648–660. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12986