UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A TAREFA ESCOLAR: A FAMÍLIA E A ESCOLA

Autores

  • Daiane Janne Dantas Freire UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12987

Palavras-chave:

Família. Escola. Educação

Resumo

O presente artigo aborda sobre um olhar pedagógico sobre a tarefa escolar: a família e a escola. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, na qual se constatou que a relação escola e família são imprescindíveis, pois, a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo e deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente. O grande desafio encontra-se na parceria que as Famílias e a Escola devem manter objetivando a formação integral da criança e do adolescente. Os pais precisam participar da educação de seus filhos para que eles aprendam mais e melhor, com o apoio das famílias eles se sentem motivados, seguros, estimulados, com vontade de aprender.  Para tanto, compete à escola desenvolver uma gestão verdadeiramente democrática, participativa, com deliberações coletivas, acompanhadas da arte, do diálogo e da discussão para amenizar as ausências, trazendo os pais para a escola. Este estudo mostrará que tanto a família quanto a escola são agentes de socialização. A diferença é que a família é a principal agente, é nela que a criança recebe suas primeiras orientações, estímulos, cuidados, fornecendo aos seus filhos o que precisam para uma vida em sociedade. A escola não vive sem a família e vice-versa; uma depende da outra para atingir seu objetivo principal que é a educação do indivíduo. O acompanhamento familiar possibilita uma verdadeira aprendizagem na vida dos educandos, Tiba (2002) afirma que se os pais acompanharem o rendimento escolar do filho desde o começo do ano poderá identificar precocemente essas tendências e com apoio dos professores, dessa forma a escola precisa manter uma parceria com a família. Com o estabelecimento dos vínculos de parceria entre os educadores e os pais o aprendizado se torna mais significativo e eficiente ao educando.

Biografia do Autor

Daiane Janne Dantas Freire, UNIFIP

Licenciada Pleno em Pedagogia (FAIBRA), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIFIP)

Downloads

Publicado

2024-02-09

Como Citar

Janne Dantas Freire, D. (2024). UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A TAREFA ESCOLAR: A FAMÍLIA E A ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 687–700. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12987