LITERATURA DE CORDEL: A POESIA POPULAR PEDE PASSAGEM PARA SALA DE AULA

Autores

  • Vanusa Alves Rodrigues Focus
  • Lilian Moura Toyota UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12917

Palavras-chave:

Literatura de cordel. Patrimônio histórico. Práticas pedagógicas. Letramento Literário.

Resumo

A literatura de cordel chegou ao Brasil através dos portugueses, sendo fortemente desenvolvida no sertão do Nordeste. O cordel, também  conhecido como “poesia do povo", é uma narrativa escrita por cordelistas que contam, por meio de versos, histórias com riquezas de detalhes. A literatura de cordel foi por muito tempo marginalizada, inclusive nos meios acadêmicos, dada a sua origem e escrita popular. Assim, o objetivo dessa iniciação científica consiste em conscientizar sobre a necessidade de inserção da Literatura de Cordel em sala de aula,  identificando práticas pedagógicas que contribuam para o fortalecimento da cultura, sobretudo a nordestina. A fundamentação teórica tem respaldo em legislações, bem como em autores: Marco Haurélio (2012), Laís Santos Honorário (2022) que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da pesquisa. Como metodologia de trabalho foram utilizadas fontes bibliográficas pesquisadas nos seguintes repositórios: Livros, Legislações, Google Acadêmico e Capes. Ao concluir a pesquisa, evidenciou-se que a incorporação do cordel no letramento literário em sala de aula poder proporcionar uma experiência única de imersão nas tradições culturais brasileiras, enriquecendo as habilidades linguísticas como leitura, escrita, o pensamento crítico, reflexivo, além de fortalecer a identidade cultural do país.

Biografia do Autor

Vanusa Alves Rodrigues, Focus

Graduanda em Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Unidade de Suzano (2013). Pós-graduação em Gestão Pública pela UNIFESP (2019) e pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade Focus (2022).

Lilian Moura Toyota, UNIFESP

Orientadora: Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pelo Centro Universitário São Camilo (2005) e Pedagogia pelo Centro Universitário FAM (2021). Especialista na área de Língua Portuguesa, pela PUC/SP (2007), Psicopedagogia Educacional, pelo Centro Universitário FAM (2020) e África e suas Diásporas, pela UNIFESP (2022). Mestre em Letras pela UNIFESP (2017).

Downloads

Publicado

2024-02-07

Como Citar

Rodrigues, V. A., & Toyota, L. M. (2024). LITERATURA DE CORDEL: A POESIA POPULAR PEDE PASSAGEM PARA SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 522–541. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12917