CURADORIA EDUCACIONAL E LETRAMENTO RACIAL: PROPOSTAS PARA A EFETIVAÇÃO DAS LEIS Nº 10.639/03 E Nº 11.645/08 POR MEIO DA CURADORIA DE CONTEÚDOS DIGITAIS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12737Palavras-chave:
Curadoria. Efetivação das Leis. Letramento Racial.Resumo
Este artigo discute a importância da curadoria para o desenvolvimento de práticas que se referem ao letramento racial, buscando a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Desta forma, entende-se que curadoria é o processo de seleção, organização e apresentação de informações acerca de um determinado tema. O letramento racial consiste na capacidade de entender e interpretar as informações sobre raça e racismo. Ao longo do texto com a exemplificação de conteúdos e práticas selecionadas por meio da atividade curatorial, se procura evidenciar o quanto essa prática pode potencializar o trabalho com o letramento racial. Enxerga-se, portanto, que a curadoria voltada para o letramento racial favorece o cumprimento da legislação 10.639/03 e 11.645/08. Este artigo foi desenvolvido metodologicamente por meio da revisão bibliográfica mostrando que quando as informações sobre raça e racismo são selecionadas, organizadas e apresentadas de forma cuidadosa, elas podem ajudar as pessoas a entenderem a história e os efeitos do racismo em suas mais diversas formas. Isso pode levar a um maior conhecimento e compreensão sobre o tema suscitando formas de romper com aprendizagens e relações que reproduzem a hierarquização racial, o que pode, por sua vez, levar a transformações positivas na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY