CURADORIA EDUCACIONAL E LETRAMENTO RACIAL: PROPOSTAS PARA A EFETIVAÇÃO DAS LEIS Nº 10.639/03 E Nº 11.645/08 POR MEIO DA CURADORIA DE CONTEÚDOS DIGITAIS EDUCACIONAIS

Autores

  • Luciana Lopes Benvindo Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Alice de Castro Alves Universidade Federal de São Paulo
  • Paloma Pereira Lacerda Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12737

Palavras-chave:

Curadoria. Efetivação das Leis. Letramento Racial.

Resumo

Este artigo discute a importância da curadoria para o desenvolvimento de práticas que se referem ao letramento racial, buscando a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Desta forma, entende-se que curadoria é o processo de seleção, organização e apresentação de informações acerca de um determinado tema. O letramento racial consiste na capacidade de entender e interpretar as informações sobre raça e racismo. Ao longo do texto com a exemplificação de conteúdos e práticas selecionadas por meio da atividade curatorial, se procura evidenciar o quanto essa prática pode potencializar o trabalho com o letramento racial. Enxerga-se, portanto, que a curadoria voltada para o letramento racial favorece o cumprimento da legislação 10.639/03 e 11.645/08. Este artigo foi desenvolvido metodologicamente por meio da revisão bibliográfica mostrando que quando as informações sobre raça e racismo são selecionadas, organizadas e apresentadas de forma cuidadosa, elas podem ajudar as pessoas a entenderem a história e os efeitos do racismo em suas mais diversas formas. Isso pode levar a um maior conhecimento e compreensão sobre o tema suscitando formas de romper com aprendizagens e relações que reproduzem a hierarquização racial, o que pode, por sua vez, levar a transformações positivas na sociedade.

 

Biografia do Autor

Luciana Lopes Benvindo, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação, Universidade Federal de São Paulo — UNIFESP. 

Maria Alice de Castro Alves, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação, Universidade Federal de São Paulo — UNIFESP. 

Paloma Pereira Lacerda, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em História, Universidade Federal de São Paulo — UNIFESP.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

Benvindo, L. L., Alves, M. A. de C., & Lacerda, P. P. (2024). CURADORIA EDUCACIONAL E LETRAMENTO RACIAL: PROPOSTAS PARA A EFETIVAÇÃO DAS LEIS Nº 10.639/03 E Nº 11.645/08 POR MEIO DA CURADORIA DE CONTEÚDOS DIGITAIS EDUCACIONAIS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 504–511. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12737