AS COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DAS TICS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Magda Schmidt Brasil FUNIBER
  • Maria Clotildes Felix Gabry Universidade Federal de RO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1372

Palavras-chave:

Competências. Metodologias Ativas. TICs. Curadoria. Formação Continuada.

Resumo

: O presente artigo pretende abordar as competências para o século XXI, o uso das TICs e das metodologias ativas nos processos educacionais. A partir da web 2.0 iniciou um movimento cultural que começou a reverberar, provocando muitos impactos, nesse contexto surge a urgência de compreender melhor as transformações da sociedade moderna e principalmente os avanços tecnológicos que tornaram os processos educativos ainda mais complexos. O contexto atual nos tem levado a romper paradigmas no âmbito educacional, todos os seguimentos envolvidos nos processos educacionais precisam ressignificar papéis, a fim formar e se formar como sujeito integral compreendendo o mundo globalizado o qual estamos vivendo. Além de responder as hipóteses sobre metodologias ativas, competências e uso das TICs, vamos considerar outros fatores que permeiam os processos educacionais, como: formação continuada; e curadoria, numa abordagem mais superficial. Esse tema se originou a partir da realidade contemporânea que conjectura letramento e alfabetização digital, bem como, demanda metodologia de ensino relevante para desenvolver novas competências. Estudantes e professores precisam desenvolver as competências necessárias para esse século, e essa é uma inquietação para as instituições educacionais. No decorrer da pesquisa, vamos refletir e apontar elementos que poderão indicar de que forma competências e metodologias ativas estão conectadas e se de fato possibilitam uma dinâmica inovadora e eficaz a partir do uso das TICs.

Biografia do Autor

Magda Schmidt Brasil, FUNIBER

Mestranda em Educação- Formação de Professores Especificidade – TICs, pela FUNIBER. Graduada em Pedagogia- Supervisão Escolar pela ULBRA. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela FAVENI. Pós-graduada em Metodologias Ativas pela UNINASSAU. E-mail: Magda.brasil@gmail.com.

 

Maria Clotildes Felix Gabry, Universidade Federal de RO

Graduada em Pedagogia pela UNESC- RO, pós- graduação em Alfabetização pela Universidade Federal de RO.Atua na SEDUC-RO,Coordenadoria Regional de Rolim de Moura, na Coordenação dos Anos  Iniciais e Finais.Coordenou PNAIC e atualmente Tempo de Aprender. E-mail: gabryclotildes @gmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Brasil, M. S., & Gabry, M. C. F. . (2021). AS COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DAS TICS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 286–300. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1372