A LITERATURA GÓTICA EM EDGAR ALLAN POE E LYGIA FAGUNDES TELLES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONTOS “O CORAÇÃO DELATOR” E “VENHA VER O PÔR DO SOL”

Autores

  • Ana Clara Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12653

Palavras-chave:

Literatura gótica. Comparação. Contos. Horror.

Resumo

O presente artigo busca traçar um panorama histórico sobre a literatura gótica com base em teorias e pesquisas realizadas por Botting (2014), Punter (2016), Lovecraft (2020), Todorov (2010), Stevens (2000), Freitas (2019) e García (2023). Dessa forma, discutindo também como esse tipo de literatura surgiu na esfera brasileira e na internacional, além de apontar o que leva os contos “O Coração Delator”, de Edgar Allan Poe, e “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles, a serem categorizados como obras literárias de terror. Em adição, a fim de construir uma análise comparativa entre os dois contos, são evidenciadas as principais características que estão presentes na literatura gótica, como o mistério, o medo e o terror psicológico. Afinal, tais aspectos estão inseridos nos contos de Poe e Telles e, por isso, abrem espaço para que uma ponte de semelhanças seja criada entre a escrita dos dois autores.

Biografia do Autor

Ana Clara Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Letras/Inglês na Universidade Federal de Pernambuco. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Docente do programa de Pós-Graduação em Ciência da Educação pela Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Santos, A. C. S. dos, & Santos, M. P. M. dos. (2023). A LITERATURA GÓTICA EM EDGAR ALLAN POE E LYGIA FAGUNDES TELLES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONTOS “O CORAÇÃO DELATOR” E “VENHA VER O PÔR DO SOL”. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3562–3571. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12653