CIDADANIA E INTERPRETAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Jéssica Santos Ribeiro Faculdade de Ilhéus, Bahia
  • Isadora Neves Faculdade de Ilhéus, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12175

Palavras-chave:

Direito Constitucional. Ensino jurídico. Ensino médio. Cidadania.

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar a importância de ensinar Direito Constitucional no ensino médio, propondo a inclusão da disciplina na grade curricular. É indiscutível o ponto de vista de que o cidadão, transitando para a idade adulta, deva ter acesso aos conteúdos que lhe proporcione o conhecimento dos seus direitos, deveres e as garantias constitucionais. Levar o ensinamento básico do Direito aos alunos do ensino regular representa o caminho para a cidadania e conscientização dos mesmos. Nesse sentido, o artigo discorre sobre a educação como uma garantia constitucional, defende a inclusão do ensino jurídico na grade curricular do ensino médio, trazendo os aspectos   positivos   da   proposta. Quanto à metodologia aplicada, o estudo utilizou o tipo de pesquisa com abordagem qualitativa com uma investigação de natureza bibliográfica, documental, análises de projetos de lei e legislação vigente. A proposta de que os conceitos básicos do direito sejam incluídos no currículo educacional parece relevante, coerente e adequada, uma vez que a educação jurídica seria indispensável no nível básico para o exercício da cidadania e à formação de cidadãos mais conscientes, críticos e participativos em sociedade.

Biografia do Autor

Jéssica Santos Ribeiro, Faculdade de Ilhéus, Bahia

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia, 

Isadora Neves, Faculdade de Ilhéus, Bahia

Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia, 

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Publicado

2023-11-26

Como Citar

Ribeiro, J. S., & Neves, I. (2023). CIDADANIA E INTERPRETAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 5159–5177. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12175