INCLUSÃO DE NOÇÕES DE DIREITO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Josino Paulino Neto UNITINS
  • Maira Regina de Carvalho Alexandre Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2759

Palavras-chave:

Educação. Ensino Jurídico. Implementação.

Resumo

O presente trabalho aborda o acesso à educação. Nessa linha, propondo a possibilidade de inclusão do ensino jurídico na grade curricular do nível médio, partindo do direito à educação assegurado pelo ordenamento jurídico brasileiro que viabiliza um ensino mais complexo e dinâmico, além de habituar os alunos a noções de matérias que são essenciais para o convívio social. Somado a isso, um bom saber sobre o direito é um meio para se chegar à justiça, e nessa perspectiva, enquadra-se nos moldes da proposta de se incluir noções básicas de direito na grade curricular de ensino, que se apresenta como adequada, expressiva e essencial, pois a instrução jurídica, tem como objetivo mesmo que em um nível básico, o exercício da cidadania, além de contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes de forma extensiva e antecipada aos níveis de graduação. Desse modo, a metodologia de adaptação educacional de matérias bases do direito supririam aspectos expressivos na reeducação dos jovens brasileiros. Tarefa à qual, se dividiria em selecionar as áreas jurídicas que mais beneficiaria a instituição, além de debates e avaliações de desenvolvimento educacional.Por fim, o intuito da instrução jurídica pela implementação de matérias na grade curricular não se limitaria aos parâmetros educacionais, mas se estenderia a sociedade de uma forma abrangente, uma vez que a adaptação do projeto tornaria os cidadãos mais habituados aos conhecimentos jurídicos disseminando essa ideologia de uma forma indireta.

Biografia do Autor

Josino Paulino Neto, UNITINS

Graduando em Direito pela UNITINS.

Maira Regina de Carvalho Alexandre, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Graduação em Direito e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) Campus de Augustinópolis. Advogada. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0241426848139231. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1533-9026. E-mail: mairaregina2011@gmail.com.

Downloads

Publicado

04/11/2021

Como Citar

Paulino Neto, J. ., & Alexandre, M. R. de C. . (2021). INCLUSÃO DE NOÇÕES DE DIREITO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2132–2147. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2759