EDUCAÇÃO E CRIMINALIDADE: A IMPRESCINDIBILIDADE DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DOS CIDADÃOS PRESOS

Autores

  • Marcos Aurélio Mota Jordão Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Beatriz dos Santos Universidade Leonardo da Vinci
  • Wellington Santos de Almeida Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15146

Palavras-chave:

Ressocialização. Cárcere. Dignidade .Educação.

Resumo

O presente artigo questiona sob que forma a educação estaria exercendo o seu papel dignificador no processo de ressocialização dos cidadãos encarcerados. Considerando-se, especificamente, que a ressocialização por meio da educação é disponibilizada em todo o sistema prisional brasileiro, em que medida as Política Públicas tem fornecido condições para que o cidadão preso possa se reinserir na sociedade? Considerando a falta de condições mínimas existenciais nas celas, em que a educação impacta na vida dessas pessoas encarceradas? Seria ela o instrumento basilar para evitar a criminalidade? Esse  trabalho visa demonstrar que as discussões acadêmicas sobre o tema não são suficientemente específicas quanto, por exemplo: ao aprofundamento do efetivo papel da educação no processo de ressocialização; quanto ao fato da educação poder ser dignificante na vida de um ser humano; à discussão de políticas públicas concretas na implementação da educação no sistema prisional brasileiro, com visões doutrinárias nas áreas sociológicas, econômicas, jurídicas, e de direitos humanos como um todo; e, também, sobre os caminhos que se podem avançar na concretude dos direitos de dignidade dos cidadãos presos. Neste sentido, a pesquisa baseia-se no método de investigação e levantamento bibliográfico e revisão de literatura, visando estabelecer maior compreensão sobre a situação.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Mota Jordão, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Direito Econômico pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba; Especialista em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário pela ESMAPE – Escola da Magistratura de Pernambuco, em parceria com a UNINASSAU – Universidade Maurício de Nassau; Especialista em Direito Empresarial pela Faculdade Legale; Professor do curso de Graduação em Direito no CESA – Centro de Ensino Superior de Arcoverde, mantido pela AESA – Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. É advogado e consultor jurídico. 

Maria Beatriz dos Santos, Universidade Leonardo da Vinci

Pós-graduada em Direito da Mulher pela Faculdade Legale; Pós graduada em Direito Civil e Direito Penal pela Universidade Leonardo da Vinci; Pós graduanda em Direito da Seguridade Social: Previdenciário e Prática Previdenciária; Graduada em Direito pela ASCES-UNITA; Professora do curso de Graduação em Direito no CESA – Centro de Ensino Superior de Arcoverde, mantido pela AESA – Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. É advogada e consultora jurídica.

Wellington Santos de Almeida, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University - VCCU; É especialista em Execução de Ordens Judiciais pelo Centro Universitário Mário Pontes Jucá - UMJ; em Direito Processual Civil pela UNINASSAU, em parceria com a ESA-PE/OAB-PE; em Direito Público e em Direito do Estado pela Universidade Anhanguera-Uniderp; em Direito Ambiental pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI; e em Docência e Gestão da Educação a Distância pela Faculdade FOCUS. Graduando em Licenciatura em História pela UFRPE. Bacharel em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES. É Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE.

 

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Jordão, M. A. M., Santos, M. B. dos, & Almeida, W. S. de. (2024). EDUCAÇÃO E CRIMINALIDADE: A IMPRESCINDIBILIDADE DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DOS CIDADÃOS PRESOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 514–523. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15146