NOÇÕES DE DIREITO NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE TEMAS JURÍDICOS NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

  • Lucimeire Aparecida de Lima Universidade de Gurupi-UNIRG
  • José Carlos Ribeiro da Silva Universidade de Gurupi-UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13707

Palavras-chave:

Direito. Cidadania. Educação básica. Ensino Jurídico.

Resumo

Este estudo investiga o papel da educação como um direito constitucional na construção da cidadania dos brasileiros, destacando a importância do conhecimento das noções fundamentais de direito nesse processo. Inicialmente, examina-se o direito à educação no contexto constitucional brasileiro, delineando seus objetivos: o pleno desenvolvimento individual, a preparação para a cidadania e a capacitação para o mercado de trabalho. O objetivo é analisar como a educação, como responsabilidade do Estado, influencia a preparação do indivíduo para a vida em sociedade. Este estudo destaca a relevância do tema, uma vez que o Estado não cumpre adequadamente o seu papel ao não fornecer aos estudantes todo o conteúdo necessário para sua formação como cidadãos. Em seguida, realiza-se uma análise sobre quais noções básicas de direito são essenciais para preparar os alunos, ainda dentro da sala de aula, visando o pleno desenvolvimento individual. Para respaldar essa abordagem, apresentamos pesquisa que evidencia como a ausência desses ensinamentos prejudica o progresso social, contribuindo para uma sociedade cada vez mais intelectualmente dependente.

Biografia do Autor

Lucimeire Aparecida de Lima, Universidade de Gurupi-UNIRG

Pedagoga e graduanda em Direito - Universidade de Gurupi, UNIRG.

José Carlos Ribeiro da Silva, Universidade de Gurupi-UNIRG

Orientador do curso de Direito UNIRG - Universidade de Gurupi. Mestre em Ciências da Educação e Pós-graduado em Gestão da Educação pela FAFICH. Graduado em pedagogia Graduado em Direito, com Pós-Graduação em Direito Pública pelo Damásio.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Lima, L. A. de, & Silva, J. C. R. da. (2024). NOÇÕES DE DIREITO NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE TEMAS JURÍDICOS NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1855–1879. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13707