AÇÃO DOS ANTIOXIDANTES NO RETARDAMENTO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO OCASIONADO PELOS RADICAIS LIVRES

Autores

  • Veronica Gomes silva da Gama Centro Universitário do Norte
  • Ester Vinhote de Souza Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11837

Palavras-chave:

Envelhecimento Cutâneo. Radicais Livres. Antioxidantes. Alimentos.

Resumo

Este trabalho constitui uma revisão bibliográfica sobre a influência dos antioxidantes no envelhecimento cutâneo. O objetivo do presente estudo foi abordar o envelhecimento como um processo complexo e multifatorial influenciado pela genética, fatores ambientais e comportamentais, que acontecem progressivamente no organismo no decorrer da vida. Fatores químicos e enzimáticos envolvendo a formação de radicais livres (RL) aceleram esse fenômeno de envelhecimento. Os antioxidantes são importantes pois podem desacelerar este processo, causando a diminuição do envolvimento dos radicais livres no envelhecimento. O consumo diário de alimentos com ação antioxidantes como frutas, vegetais e cereais podem atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, doenças degenerativas, processos inflamatórios e mutações.

Biografia do Autor

Veronica Gomes silva da Gama, Centro Universitário do Norte

Nutricionista, especialização em nutrição clínica funcional e nutrição clínica em patologias, aperfeiçoando em nutrição clínica. Formada pelo Centro Universitário do Norte.  

Ester Vinhote de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Nutricionista; Docente e orientadora pelo Instituto de Saúde Biotecnologia/UFAM. Pós-graduada em Clínica Funcional; Especialização em Nefrologia; Mestranda do Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Gomes silva da Gama, V., & Souza, E. V. de. (2023). AÇÃO DOS ANTIOXIDANTES NO RETARDAMENTO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO OCASIONADO PELOS RADICAIS LIVRES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3253–3268. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11837