O PAPEL DOS ANTIOXIDANTES NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Autores

  • Ilgner da Cruz Santos Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4663

Palavras-chave:

Antioxidantes. Radicais livres. Estresse oxidativo. Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Resumo

Nos últimos 30 anos, cresceu o interesse pelos problemas relacionados ao estresse oxidativo e aos radicais livres, que causam ou agravam diversas patologias. Dessa forma, pesquisas buscam alternativas para reduzir os efeitos prejudiciais do excesso de espécies reativas de oxigênio (ERO) e melhorar a capacidade antioxidante do organismo, como forma de tratamento e prevenção de enfermidades e suas complicações. Tendo em vista o crescimento epidemiológico de doenças crônicas não transmissíveis, são estudadas diversas fontes de nutrientes com função antioxidante. Como o estresse oxidativo é um fator negativo, presente na maioria das doenças crônicas, os antioxidantes são considerados como agentes eficazes na profilaxia e no combate a essas patologias.

Biografia do Autor

Ilgner da Cruz Santos, Universidade Iguaçu

Graduação em Farmácia na Universidade Iguaçu.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestre em Ciências do Meio Ambiente na Universidade Veiga de Almeida. Graduação em Enfermagem na Universidade Iguaçu. Faz parte do corpo docente da Universidade Iguaçu no Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Santos, I. da C. ., & Andrade, L. G. de. (2022). O PAPEL DOS ANTIOXIDANTES NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 906–916. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4663