A INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: UMA COMPREENSÃO DA EFETIVAÇÃO DA LEI 13.935/2019

Autores

  • Brenda da Silva Paula UniRedentor/Afya
  • Thamyres Bandoli Tavares Vargas UniRedentor/Afya

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11462

Palavras-chave:

Psicologia escolar. Atuação do psicólogo. Rede pública.

Resumo

O presente artigo apresenta a importância do trabalho do psicólogo no ambiente escolar, descrevendo o histórico da inserção dessa profissão nesse contexto. Além disso, discute sobre o papel do profissional de psicologia nos desafios contemporâneos dos espaços formais de ensino no Brasil, desta maneira, apresentando um campo para mediar o desenvolvimento do ser humano. A metodologia do presente trabalho se dá por meio de uma revisão de literatura narrativa, através de artigos, periódicos e revistas de conteúdo científico, os quais foram acessados através de bases de dados, a saber: Scientific Eletronic Library (SCIELO), Google Acadêmico e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC). Espera-se que este estudo tenha colaborado com informações que enriqueçam o debate e o estudo sobre os conhecimentos técnicos da psicologia escolar, e seus desafios, especialmente num cenário marcado pela admissão do psicólogo na rede pública de Educação, através da Lei nº 13.935/2019, cooperando com novos saberes para as entidades científicas e profissionais da Psicologia.

Biografia do Autor

Brenda da Silva Paula, UniRedentor/Afya

Estudante de psicologia; UniRedentor/Afya. 

Thamyres Bandoli Tavares Vargas, UniRedentor/Afya

Mestra em Ensino; Psicóloga; Universidade Federal Fluminense; Docente do curso de Psicologia UniRedentor/Afya.

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Publicado

2023-10-24

Como Citar

Paula, B. da S., & Vargas, T. B. T. (2023). A INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: UMA COMPREENSÃO DA EFETIVAÇÃO DA LEI 13.935/2019. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3795–3812. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11462