COMO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM A PRESSÃO IMPOSTA A RESPEITO DA SUA ESCOLHA VOCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Gleicy Gomes de Oliveira Leão UNIREDENTOR
  • Thamyres Bandoli Tavares Vargas UNIREDENTOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7871

Palavras-chave:

Adolescência. Escolha profissional. Família.

Resumo

A adolescência é uma etapa da vida marcada pela transição da infância para a idade adulta. Muito se sabe sobre as mudanças que o adolescente enfrenta caracterizadas pelas alterações: físicas, biológicas, sociais e psicológicas. É em meio a este cenário, que o adolescente, se depara com mais um desafio:  a escolha profissional. Nesse momento, tão confuso e de grandes inquietações internas e externas, que o jovem deverá escolher e decidir seu futuro. Cabe a ele tomar decisões sobre quais vestibulares deverá fazer e, também, a escolha de uma profissão. Neste contexto, a família, grupo social primário, participa da escolha e, muitas vezes, o influencia consciente e inconsciente. Visto isso, o tema foi escolhido a partir de motivos pessoais, uma vez que foi possível observar a insegurança dos adolescentes ao ingressar no ensino médio. Ressalta-se a importância da escolha profissional para os adolescentes, mas é importante investigar como ela se dá. Por esse motivo, o artigo tem como objetivo identificar as pressões sofridas pelos adolescentes durante a escolha profissional e compreender os aspectos psicológicos envolvidos nesse processo.

Biografia do Autor

Gleicy Gomes de Oliveira Leão, UNIREDENTOR

Graduanda do curso de Psicologia da UNIREDENTOR - 10° período. 

Thamyres Bandoli Tavares Vargas, UNIREDENTOR

Orientadora. Graduada em Psicologia (2014) pela Universidade Federal Fluminense (UFF/PURO). Mestrado em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF/INFES). Gestalt-terapeuta (ICGT). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Técnica Administrativa em Educação do IFFluminense. Docente do Centro Universitário Redentor - Itaperuna, RJ. 

 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Leão, G. G. de O. ., & Vargas, T. B. T. . (2022). COMO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM A PRESSÃO IMPOSTA A RESPEITO DA SUA ESCOLHA VOCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2735–2748. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7871