A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO VELHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alan Peron Dourado Lima Universidade São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12668

Palavras-chave:

Psicologia escolar. Atuação do psicólogo. EJA. Rede pública de ensino.

Resumo

A psicologia, atualmente, está em constante evolução, e seu intuito é investigar o comportamento humano, bem como os processos mentais que influenciam esse comportamento. No campo escolar, a psicologia deve compreender os processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem em contextos educacionais, levando em conta as dimensões sociais, culturais e políticas que os envolvem. Logo, o objetivo geral deste trabalho é analisar de que maneira a psicologia escolar pode contribuir para otimizar a qualidade de vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública na cidade de Porto Velho, em Rondônia. Para a elaboração deste estudo, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa e de campo com alunos do 8º ano do ensino fundamental do EJA (turno da manhã). As atividades com esses alunos foram executadas a partir das problemáticas analisadas durante o período de observação e interação deles nas rodas de conversa que ocorreram fora da sala de aula, durante o recreio e na hora da entrada e da saída. Com isso, concluiu-se que o objetivo do estudo foi alcançado, mostrando que, com o auxílio do estagiário de psicologia, os alunos conseguiram aplicar na prática as orientações fornecidas a eles, tornando suas mudanças perceptíveis. Além disso, o ambiente escolar em que estavam inseridos tornou-se mais acolhedor.

Biografia do Autor

Alan Peron Dourado Lima, Universidade São Lucas

Graduando em psicologia — Universidade São Lucas. 

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Lima, A. P. D. (2023). A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO VELHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 4156–4167. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12668